terça-feira, 17 de março de 2015

17 de Março - Dia Mundial do Serviço Social


 
O Dia Mundial do Serviço Social é uma data instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS). Ele é comemorado na terceira terça-feira do mês de março.
Neste ano, o tema lançado pela FITS fala sobre Crises econômicas e sociais: propostas do serviço social. A presidente do CFESS, Sâmya Ramos, destaca que a data merece não só celebração, mas também reflexões. “Na articulação em âmbito internacional, a intervenção do CFESS se faz na perspectiva da defesa dos princípios ético-políticos da liberdade, democracia, dos direitos humanos e do combate à desigualdade, conforme direção do projeto profissional do serviço social brasileiro. É a partir daí que analisamos as propostas do serviço social no contexto das crises econômicas e sociais, que são, na nossa concepção, oriundas do projeto destrutivo do capital, que repercute na vida cotidiana de homens e mulheres em todo o mundo, com peculiaridades perversas na realidade brasileira”, avalia a conselheira.
Ela acrescenta que, há aproximadamente um ano, houve um momento importante para o Brasil e para a América Latina, com a criação do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats), com a reafirmação dos princípios ético-políticos aprovados no Comitê Mercosul em 2000, e da definição mundial de serviço social, construída no workshop no Rio de Janeiro em 2012. “Também ampliamos, nessa gestão do CFESS, nossas relações internacionais junto à comunidade de países de língua portuguesa, particularmente Portugal e Angola”, completa Sâmya Ramos.
Participe da pesquisa da FITS: Você sabe como estão as condições de trabalho de assistentes sociais nos países da América Latina e Caribe? Como estas pessoas compreendem sua profissão e seu papel no contexto de crise mundial do capital?
Responder a estas perguntas é um dos objetivos da pesquisa lançada no dia 31 de janeiro pela Federação Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Sociais (FITS). Inédito na história da entidade, o estudo deve reunir, organizar e analisar dados sobre as condições de trabalho de profissionais de serviço social na América Latina e no Caribe, com o propósito de se elaborarem políticas e estratégias coletivas de enfrentamento à precarização do trabalho.
É fundamental que assistentes sociais do Brasil respondam ao questionário, que já está disponível em português. (Clique aqui e participe agora mesmo). Vale ressaltar que os/as profissionais que já responderam, antes da tradução para o português, não precisam participar novamente.
A proposta de se organizar o Estudo sobre Condições de Trabalho de Profissionais de Trabalho Social/Serviço Social é de 2013. E só foi possível concretizá-la com o apoio da FITS da América Latina e Caribe, da Federação Argentina de Associações Profissionais de Serviço Social, do Comitê Mercosul de Serviço Social e das organizações que integram o Comitê Latino-Americano e do Caribe em Trabalho Social (Colacats) . O estudo conta ainda com a colaboração da Faculdade de Profissionais de Trabalho Social em Porto Rico e com recursos da Escola de Pós-Graduação de Pesquisa de Trabalho Social da Universidade de Porto Rico.

Nenhum comentário: