sábado, 30 de abril de 2011

Evangelho do Dia

Evangelho (Marcos 16,9-15)




— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!



16 9 Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios.

10 Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.

11 Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar.

12 Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo.

13 Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.

14 Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.

15 E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!



Comentário ao Evangelho



A ALEGRE NOTÍCIA


O encontro de Jesus ressuscitado com Maria Madalena fez dela uma anunciadora da ressurreição. Foi esta a alegre notícia que ela comunicou aos discípulos, e, sem dúvida, a todos os que encontrou, depois, ao longo de sua existência. A partir desta experiência, sua vida deu uma guinada. Ela já não era mais a mesma.

No entanto, o contato com os discípulos foi decepcionante. A Boa Nova que lhes trouxe, não pareceu suficiente para arrancá-los da tristeza e do pranto, e fazê-los abrir-se para a fé. Pelo contrário, continuaram incrédulos! Talvez não tenham sido capazes de superar o preconceito contra as pessoas do sexo feminino, cujo testemunho, naquela época, não era aceito. Não se dava credibilidade às palavras de uma mulher.

A reação dos discípulos não deve ter bloqueado o entusiasmo de Maria Madalena. Outras aparições do Ressuscitado confirmariam suas palavras: o Senhor estava vivo, e sua presença se fazia real na vida de quem o encontrava.

Da mesma forma, os discípulos, aos quais Jesus aparecera enquanto se dirigiam para o campo, tinham ido, às pressas, contar o fato aos demais. E também se debateram com a incredulidade dos companheiros.

Independentemente da reação dos ouvintes, quem experimentou a presença do Ressuscitado é impelido a anunciar a todo mundo esta experiência transformadora.


Oração

Espírito de comunicação, apesar da incredulidade do mundo, que eu proclame, com vibração, a alegre notícia da ressurreição do Senhor.


(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).


Sobre as oferendas

Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona da comunhão: Todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia! (GL 3,27)


Depois da comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


Comentário do Evangelho (Paulinas)

— Fé na eternidade de Jesus de Nazaré


O testemunho dos apóstolos decorre de seu convívio com Jesus desde o seu batismo por João até o dia em que foi retirado do voncívio celes (cf. At 1,21-22). Marcos, ao redigir seu evangelho segue esta trajetória. Inicia com o batismo de Jesus e termina com a crucifixão e o encontro do túmulo vazio. O trecho Mc 16,9-20 é, consensualmente, um acréscimo tardio. Como os outros evangelhos, escritos posteriormente, tinham narrativas da tradição das aparições do ressuscitado, achou-se por bem acrescentá-las também em Marcos. Foi feita, assim uma compilação das divesas narrativas dos outros evangelhos: a aparição do ressscitado a Maria Maalena, conforme o evangelho de João; a aparição aos dois discípulos de Emaús, conforme Lucas; a aparição aos Onze, quando estavem à mesa, conforme Lucas e João; e o envio em misão, conforme Mateus. Com a inserção destas narrativas das aparições pretendia-se consolidar a fé na eternidade de Jesus de Nazaré.

José Raimundo Oliva


Oração

Pai, livra-me da incredulidade que me impede de ser proclamador da ressurreição de teu Filho Jesus, por quem nos é oferecida a tua salvação.

Nenhum comentário: