sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mensagem do dia - AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO

A PALAVRA


Amarás teu Deus de todo o teu coração, e teu próximo como a ti mesmo.

No Evangelho, respondendo à pergunta do mestre da Lei, Jesus nos diz qual é o primeiro mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”

Não é só mandamento, é vida e felicidade para nós. Fomos criados para Deus e só encontramos paz amando e obedecendo a Ele.Toda a nossa vida e toda a natureza convergem para Deus.

Deus é o nosso criador e é ele que nos mantém com vida, a cada instante. Se ele retirasse sua mão de sobre nós, voltaríamos ao nada, de onde saímos.

A Redenção nos mostra novas dimensões do amor de Deus por nós. Ele sabe relevar as fraquezas humanas e não deixa de amar a quem o ofende. Vai atrás, insiste, sempre respeitando o direito humano fundamental, a liberdade.

O nosso pai carnal é uma figura, pálida figura, do nosso grande Pai que é Deus.

Deus nos criou para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo na terra, e gozar com ele no céu. Feliz de quem entende essa frase do catecismo e a vive. Os egoístas deixam a Igreja Católica e preferem as seitas, porque elas estão na linha do mundo egoísta, que coloca no centro de tudo a pessoa humana e não Deus.

Amar a Deus sobre todas as coisas é colocá-lo acima dos bens, das pessoas e até de nós mesmos. É amar a Jesus Cristo, que hoje está presente em seu Corpo Místico, a Igreja, seguir o seu Evangelho e obedecer aos seus mandamentos.

“O segundo mandamento é: Amarás teu próximo como a ti mesmo!” Apesar de o homem ter perguntado apenas sobre o primeiro mandamento, Jesus falou também do segundo, porque os dois são intimamente unidos e não se separam. Eles se entrelaçam de tal modo que ninguém consegue praticar um, sem praticar o outro. São desdobramentos de uma só realidade, o amor. “Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele” (1Jo 4,16).

“Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é perfeito” (1Jo 4,12).

“Se alguém disser ‘eu amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é um mentiroso, pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20).

Jesus nos explicou com a vida o que é amor: Nós amamos uma pessoa, não quando ela nos faz felizes, mas nós a fazemos feliz. “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por quem ama”.

O amor é a maior força que existe no mundo. Todos nós passamos a vida toda correndo atrás do amor. Ele é a motivação fundamental de todos os nossos atos.

É o amor que traz alegria e o gosto de viver. Para quem ama, não existe monotonia. Pode viver cem anos, que cada dia é novo. Pode ficar cem anos ao lado da mesma pessoa, que não se cansa. Cada dia a vê diferente, como um filme. Isso porque o amor é infinito.

O pecado rebaixa, avilta e corrói o amor, desviando-o do seu sentido. Basta ver o sentido dessa palavra na maioria das novelas e filmes.

O amor é difusivo. Ele não fica só na pessoa que ama, mas passa para os demais, e vai criando uma Comunidade de amor, que chamamos de ágape.

Na primeira Leitura (2Tm 2,8-15), S. Paulo, que está preso, pede que suportemos os sofrimentos, certos de que venceremos e reinaremos com Cristo.



A PARÁBOLA



Certa vez, um casal idoso e pobre entrou numa lanchonete. Ele pediu ao garçom um cachorro quente, uma guaraná e dois copos.

Os dois sentaram-se à mesa. Enquanto ela despejava o refrigerante nos dois copos, ele partiu o sanduíche no meio e deu a metade para ela. O homem começou a comer, enquanto a esposa ficou parada, com o pedaço de sanduíche na mão.

O garçom, que havia servido, ficou com pena dos velhinhos. Aproximou-se da mesa e disse: “Se vocês quiserem, eu trago outro cachorro quente e não cobro nada”.

“O caso não é esse, meu filho” – respondeu educadamente o velhinho – “é que eu e minha esposa, desde o começo do nosso casamento, decidimos que tudo entre nós seria dividido”. “Ah!” – disse o garçom, aliviado e admirado – “Se é assim, tudo bem!”

No entanto, o garçom notou que a velhinha nem tocava na sua porção do sanduíche, enquanto o seu companheiro mastigava, já o último bocado. Então ele não resistiu e perguntou: “A senhora não vai comer o seu pedaço?” “Ainda não, filho – respondeu ela – “é que eu estou esperando a dentadura do meu velho!”

Eles dividiam tudo mesmo, até a dentadura! Não precisamos chegar a tanto, mas podemos ainda crescer muito no amor.

Estamos iniciando um novo mês! Mês este que celebraremos o amor e a misericórdia de Deus na pessoa de Jesus. Que possamos aproveitar esse tempo santo, para nos tornarmos mais santos humanos. O mundo, a mãe natureza e todo o ser vivo precisa de mim, de você, de nós todos. Vamos salvar o mundo, como Jesus tentou salvá-lo.

Maria Santíssima viveu com generosidade esses dois mandamentos, que são desdobramentos de uma só realidade, o amor. Que ela nos ajude a vivê-los também.

Amarás teu Deus de todo o teu coração, e teu próximo como a ti mesmo.

Enviado por: Carlos Roberto

Nenhum comentário: