terça-feira, 3 de maio de 2011

Inimigos da água doce


A água doce é um bem essencial à vida humana e de diversos ecossistemas terrestres. A água é responsável pelas nossas necessidades mais básicas e necessárias à nossa existência, como, por exemplo, o ato simples de beber. Porém esse bem essencial corre risco de tornar-se escasso por conta da poluição, do desperdício e todos os danos causados contra suas fontes naturais. Entidades no mundo todo alertam: se medidas não forem tomadas, a humanidade corre um sério risco de sofrer uma guerra por água.

De toda água presente no Planeta Terra, 97% é salgada e somente 3% é de água doce, sendo que apenas 0,08% estão em regiões acessíveis ao homem. Segundo dados da ONU, em 2023 cerca de 23 países sofrerão com a escassez da água. Atualmente, 3 bilhões de pessoas no mundo inteiro vivem sem as condições sanitárias mínimas e padecem com doenças causadas pela falta de tratamento de água como: o cólera, hepatite, febre tifóide, diarréia ...

Os principais agressores às fontes de água doce no mundo são visivelmente os esgotos. Neles são despejados todo tipo de substâncias nocivas aos ecossistemas aquáticos e a todos os que deles usufruem. Além da poluição ainda existem vários vilões dos rios e fontes límpidas de água: desmatamentos das margens dos rios, destruição das nascentes, retirada de areia, desperdício de água...

Apesar de todos esses dados alarmantes, muitos Estados e Governos ainda tratam a preservação da natureza e das fontes de água doce como problemas sem urgência, talvez pela própria natureza não poder verbalizar todas as agressões contra ela causadas. Mas quando a Natureza nos cobrar, pode ser bem tarde para o homem.

A solução começa inicialmente com a atuação de cada indivíduo como ser ativo e participativo nessa preservação. Cada um deve estar atento à medidas que apesar de serem individuais, têm proporções enormes para com o destino do Planeta.
Cada um pode economizar de forma consciente a água utilizada no seu dia à dia e também pode e deve atuar cobrando a preservação da natureza e das fontes de água. Ser consciente é ser ecocidadão. Faça a sua parte.

Nenhum comentário: