quinta-feira, 25 de abril de 2013

DO BLOG ICÓ É NOTICIA

Falta de juiz em Icó repercute em jornais, Tv, rádios e sites regionais e gera debate sobre judiciário cearense
O Povo, Diário do Nordeste e O Estado. Esses foram os jornais que noticiaram nesta semana sobre a falta de juiz em Icó.

O fato, que se arrasta por meses a fio, foi destaque também pela Tv Verdes Mares e Tv O Povo e nos sites do Ceará [G1 Ceará, Ceará Agora, blogs e da Paraíba [Brejo.com e Paraíba.com.br] em razão da forma inusitada do protesto dos magistrados de Icó.

Vários outdoors com o dizeres "procura-se um juiz de direito, titular, para a cidade de Icó-Ceará" foram espalhados na entrada da cidade pela CE-282, rodovia estadual que liga o Icó à cidade de Iguatu, no Centro Sul cearense.

Mais do que um fenômeno de divulgação e marketing da situação por que passa o Icó no âmbito judicial, o fato apontou para a situação da carência de juízes em todo o Ceará, estimado em 122, segundo a Associação Cearense de Magistrados [ACM], em matéria do Jornal O Povo.

Na 2ª Zona, sediada em Iguatu e que tem o Icó como integrante, são 18 vagas desocupadas das 25 vagas totais, ou seja, cerca de 72% das vagas sem juiz titular. A problemática estadual tem uma de suas facetas mais dramáticas em terras icoenses, a terceira mais antiga comarca do Ceará.

ICÓ À ESPERA DE UM JUIZ Na tarde dessa terça-feira [23], a população local, juntamente com advogados e representantes da Justiça local realizaram um protesto para enfatizar a ausência de um juiz .

Atualmente, o juiz auxiliar de Iguatu, Luiz Eduardo Girão, atende Iguatu, Orós e Icó e para este município tem dois dias por semana, em uma Vara com mais de sete mil processos acumulados.

"Desde que eu passei a responder pela Vara Única de Icó eu passo a ficar dois dias em Iguatu, dois dias em Icó e dois dias em Orós", disse ele à reportagem da TV Verdes Mares.

O problema tem como consequência a superlotação na Cadeia Pública local, que de . Pessoas presas que já poderiam ter uma decisão em primeira instância, esperam há mais de um ano em alguns casos.

"Nós passamos, por esse período, sem nenhum juiz sequer pisar na Comarca de Icó para assinar um simples despacho. Isso é inconcebível, uma cidade do tamanho de Icó, com quase 70 mil habitantes, ficar sem juiz, desabafou Emanuel Santana, defensor público de Icó, à TV Verdes Mares.

Nenhum comentário: