sábado, 6 de abril de 2013

MDS

Pronatec Brasil Sem Miséria capacita presos em município gaúcho


 
03/04/2013 18:35

Vinte e três detentos do Presídio Estadual de Erechim fizeram cursos de soldador e costureiro industrial. Parceria entre prefeitura e Senai permitiu a capacitação profissional. Formatura ocorreu nesta quarta-feira

Dilvugação/Prefeitura de Erechim
Detentos do Presídio Estadual de Erechim recebem diploma de cursos de qualificação profissional
Brasília, 3 – No Presídio Estadual de Erechim, 23 homens que cumprem pena em regime fechado receberam nesta quarta-feira (3) os certificados de conclusão de cursos de soldador e costureiro industrial. Eles obtiveram os diplomas graças a uma parceria entre a prefeitura do município, a 376 quilômetros de Porto Alegre, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Justiça, oferece 2.713 vagas em cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria para detentos. Além do Rio Grande do Sul, os estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, do Ceará e de Minas Gerais também promovem cursos profissionalizantes do programa em unidades prisionais.  Neste mês, 110 presos estão se formando no sistema prisional do RS.

O Senai forneceu equipamentos para a fase prática do curso de soldador, enquanto os alunos que optaram pela habilitação de costureiro usaram a estrutura de uma fábrica de luvas industriais existente no presídio. “Alguns deles terminaram o curso e seguiram trabalhando na fábrica”, conta o diretor da unidade prisional, Roberto Thomas.

De acordo com Thomas, a oferta de qualificação profissional dentro da instituição, por meio do Pronatec, é uma oportunidade de reinserção social. “Era exatamente isso o que estávamos precisando para qualificar os presos e melhorar suas chances de uma vida melhor quando saírem daqui. Isso pode significar um divisor de águas no sistema prisional brasileiro.”

O presídio de Erechim abriga hoje 468 homens, dos quais 383 cumprem pena em regime fechado e 85 em regime semiaberto. A instituição mantém duas fábricas de luvas industriais e uma de calçados.

Novas turmas – O sucesso das primeiras turmas do Pronatec no Presídio Estadual de Erechim foi tanto que já há mais duas turmas em andamento, com 30 vagas – 15 para soldador e 15 para costureiro industrial. Cada turma teve mais de 80 inscrições. Segundo Thomas, uma terceira turma, na área da construção civil, está sendo montada. As aulas devem começar em maio.

O trabalho e a qualificação prisional dão direito à redução da pena, além de uma remuneração mensal definida pela Lei de Execução Penal. Durante o curso do Pronatec, cada 12 horas/aula significam um dia a menos de prisão. No Rio Grande do Sul, a remuneração mensal pelo trabalho prisional varia entre R$ 420 e R$ 440. O preso recebe parte do salário, outra parte vai para a família dele e uma porcentagem é destinada a um pecúlio em caderneta de poupança, que fica à disposição para saque quando ele terminar de cumprir a pena.

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário: