quarta-feira, 20 de junho de 2012

Deu no Icó é Noticia

Entre o mouse e o martelo: As redes sociais e a Justiça entram na Eleição de Icó

Uma eleição diferente. E não é força de expressão. O pleito do próximo dia 7 de outubro terá elementos onde a votação ultrapassará eleitores de Icó, estimados em 52.651 [dados atualizados do TSE].

Trata-se de dois elementos que aos poucos foi aparecendo no cenário político-partidário do Brasil e que o Icó, inserido neste contexto, não fugirá à tendência. A Justiça e as Redes Sociais [Twitter, Facebook, Youtube e Orkut] dividirão o espaço com o eleitor que irá sufragar o seu voto.

Esta nova situação nunca vivenciada com tanta intensidade pela atual geração de eleitores icoenses. Nunca o voto ficou tão complexo e cheio de ferramentas, discussões, interatividade e interferência. O momento único será trazido nesta segunda matéria especial das Eleições 2012.

JUDICIALIZAÇÃO DO PLEITO - Um dos diferenciais e que deixa a candidatura mais frágil, de certo modo, como também o cenário político mais aberto, é a nova realidade de propositura de candidaturas com a entrada cada vez maior da justiça, através da Lei da Ficha Limpa [LC 135/10], a resolução do TSE e a necessidade de quitação eleitoral.

Adentrando na situação do Ficha Limpa, que criou um cenário de incertezas nas eleições para o executivo e legislativo a níveis estadual e nacional, em 2010. Entretanto, o objetivo de se criar novos postulantes à política com conduta coesa com as necessidades da população e não com a corrupção cobra o seu preço.

O fato é que a Lei Ficha Limpa colhe seus frutos de uma mobilização popular visando dar um ar político ao que ainda predomina a politicagem. A postura de alguns Estados, como o Ceará, além de Municípios que estão começando a utilizar os mesmos critérios da referida Lei aponta algumas perspectivas de uma moralização da política.

O Ficha Limpa estará em pleno vigor nestas eleições, conforme decisão do STF e a união entre o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] e a Ordem dos Advogados do Brasil [OAB] para tornar a confirmação das candidaturas mais rígidas.

Junte-se a isso à decisão do TSE, através de uma resolução que impede a candidatura de quem teve contas rejeitadas de campanha pela Justiça Eleitoral, que deverá atingir cerca de 21 mil políticos no Brasil.

E para fechar a "conta" judiciária, outra determinação do Tribunal no tocante à necessidade de quitação eleitoral para se candidatar, uma consequência da aprovação das contas. Esta última encontra uma corrente contrária, que propôs na Câmara Federal o Projeto de Lei [nº 3839/2012] que estabelece os critérios a serem adotados para expedição da certidão de quitação eleitoral e estipula sanções aos candidatos, no caso de desaprovação de suas contas de campanha, na verdade o que seria facilitar a prestação de contas.

O SOCIAL NA REDE - Junto aos três "filtros" colocados na área jurídica, aparece outro que a cada dia tem se tornado mais forte, principalmente pelo acesso cada vez maior da população, em especial a jovem, à internet e a possibilidade de diversidade de opiniões e debates em um úncio lugar.

É isso mesmo, começou com o orkut, hoje deixado mais de lado, e hoje ganha uma força estrondosa e não calculada especialmente no Facebook, Twitter e Youtube. Nestes locais, o cidadão começa a ter consciência de um protagonismo nunca potencializado tal como atualemnte.

Um exemplo disso pode ser lembrado na "Primavera Árabe", onde estas ferramentas tiveram seu papel aglutinador para divulgação de ideias e mobilização de ações. Pode ser encontrado no Twitter, que conta com cerca de mil icoenses cadastrados, enquanto no Facebook um grupo sobre o Icó ultrapassa a casa dos milhares.

Com esses quatro pontos que serão testados no dia 7 de outubro de 2012 e cuja data será lembrada pelos anos e décadas seguintes. Tenha a certeza, fazemos parte de um momento único e rico que, se bem aproveitado, pode ser a escada para colocarmos em prática o que o dicionário define como cidadão¹.

¹ O indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este
Tags: , , ,

Nenhum comentário: