quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ciência & Tecnologia

Windows 8 chega ao Brasil na madrugada de quinta para sexta-feira
25/10/2012 às 07:30


10:32:08




0




A tela inicial do Windows 8 conta (Foto: Reprodução)
Depois de quase dois anos de espera, o sistema Windows 8 chega mundialmente ao varejo na madrugada de quinta (25) para sexta-feira (26). O programa da Microsoft talvez seja a maior mudança já feita no Windows, que teve sua primeira versão lançada em 1985.
 

O sistema operacional Windows 8 foi feito para computadores convencionais (desktops, laptops, ultrabooks) e tablets. Inclusive, o sistema é praticamente o mesmo para todos os os tipos de computadores. A diferença é que, nos tablets, os comandos serão feitos via tela sensível ao toque, enquanto nos computadores tradicionais o controle se dá pelo mouse e o trackpad (se essas máquinas também tiverem tela sensível, podem funcionar da mesma forma que os tablets).
 

Quanto vai custar
 

A Microsoft ainda não detalhou quanto custará as licenças do novo sistema operacional da empresa. Por enquanto, é sabido que a versão Pro do Windows 8 custa R$ 269 em varejistas no Brasil -- não há detalhes sobre a especificação dessa versão. A companhia ainda não informou, por exemplo, quanto será a licença para quem tem um Windows original e quer baixar uma atualização. Ao todo, a Microsoft lançará quatro versões: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows 8 Enterprise, Windows 8 RT (específico para tablets com processadores ARM).
 

O programa vai ser disponibilizado em caixas em varejistas e espera-se que a companhia libere versões via download do programa. Para a ocasião do lançamento, algumas lojas vão abrir as portas na noite de quinta-feira para os consumidores que quiserem comprar o Windows 8.
 

Mais detalhes sobre o sistema de licenciamento do Windows 8 serão revelados na tarde desta quinta-feira (25) em evento da Microsoft para a imprensa.
 

O que tem de novo
 

O usuário que mexer no Windows 8 pela primeira vez poderá ficar perdido com a “nova cara” do sistema. Para começar, ele tem duas interfaces gráficas: uma chamada Metro e outra chamada desktop (que é igual à área de trabalho das versões anteriores).
 

A Metro é a interface principal e a primeira que o usuário visualiza ao ligar um computador com Windows 8. Ela tem uma navegação horizontal (da esquerda para a direita) e conta com novos ícones, chamados Tiles (blocos). Esses blocos, além de permitirem acesso a um determinado aplicativo, mostram atualizações em tempo real referentes ao serviço. Por exemplo: no bloco People (Pessoas), aparecem as atualizações de amigos em redes sociais. No bloco e-mail, são mostrados os assuntos das últimas mensagens recebidas.
 

A interface desktop é igual à de um computador com Windows, com a diferença de não conter um botão iniciar.  De resto, é possível criar atalhos, pastas, inserir widgets, acessar o Windows Explorer e tudo aquilo que você já faz no Windows 7. A ideia dessa interface é ser uma “ponte” para que os usuários do Windows 8 não estranhem completamente o novo sistema operacional.
 

Por funcionar em computadores e tablets, a Microsoft também mudou os atalhos do Windows 8. Basicamente, a maioria das funções está nos cantos da tela e vários recursos de configuração são acessados dando um clique com o botão direito do mouse.
 

Windows Store
 

Quem tiver o Windows 8 não enfrentará grandes problemas para instalar os programas que já utiliza (a Microsoft disponibilizou um site que mostra a compatibilidade de software e hardwarecom o sistema). No entanto, a empresa de software criou uma interface chamada Windows Store para os usuários baixarem programas específicos para o Windows 8.
 

A Windows Store é uma loja de aplicativos que funciona como a App Store, disponível em dispositivos móveis da Apple. Lá é possível achar programas por tipo e preço (sim, será possível comprar aplicações diretamente do computador). O interessante é que na maioria deles o usuário não precisa ir clicando em “Avançar” para concluir a instalação. O sistema faz tudo sozinho.
 

Por enquanto, há poucos programas disponíveis como aplicativos de notícias (USA Today, Clarín e AP) e jogos (Fruit Ninja e Carmen San Diego), entre outros.
 

Novo Internet Explorer
 

O Windows 8 será o primeiro sistema operacional a receber a versão 10 do Internet Explorer. O que chama a atenção é a existência de dois navegadores diferentes: um acessado na interface Metro (que ocupa a tela toda, muito diferente do IE9) e outro na Desktop, que  é muito parecido com a versão anterior do browser.
 

Do ponto de vista prático, o Internet Explorer 10 acessado na interface Metro é limitado e não roda animações em flash de todos os sites (apenas alguns que a Microsoft julga seguros). O programa avisa que não vai conseguir abrir determinado site completamente e dá a opção de usar o Internet Explorer da interface desktop.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: