sábado, 17 de novembro de 2012

Consciência Negra 2012 – Feriado Data
feriado consciencia negra 2012 Feriado Consciência Negra 2012   Data
O dia da Consciência negra, que é um feriado facultativo, é um feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares e é comemorado no dia da assinatura da abolição da Escravatura. A data do feriado Consciência Negra 2012 é o dia 20 de novembro que em 2012 cai em uma terça-feira. Mas tem algumas coisas bem interessantes pra saber sobre o dia da consciência negra. O Palmares no nome de Zumbi, se refere ao local onde ele formou seu quilombo, uma espécie de reino, ou de república, como alguns consideram, que era auto-sustentável, e local de fuga para muitos escravos negros escapados das fazendas, prisões e senzalas. O reino chegou a alcançar quase o tamanho de Portugal, ficava no interior da antiga Bahia, hoje, estado do Alagoas, e a ter mais de 30 mil habitantes.
Outra coisa que nem todo mundo sabe é a dimensão que a raça negra tem no Brasil. Você sabia, por exemplo, que, em dados oficiais, o Brasil é a segundo maior população de afro descendentes, ficando atrás apenas da Nigéria? São cerca de 80 milhões de indivíduos que se declaram de “raça negra”. Mas você sabia também que o Brasil foi a segunda maior nação escravista dos últimos séculos? E que foi o último país a abolir a escravidão? O penúltimo país das Américas a abolir o tráfico negreiro? E que foi o maior importador de escravos da história moderna?
Não precisamos dizer que tudo isso gerou um efeito negativo sobre a imagem dos negros, que até hoje, mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo, sofrem preconceito racial. Tudo por que a raça negra foi incorporada à nossa sociedade por meio da escravidão. E todas essas já citadas leis de proteção contra o preconceito racial, nada mais são, do que uma forma tardia de pagar o que a sociedade deve aos milhões de negros que sofreram nos anos da escravidão. Mas, diferente do que se pensa, nem todos são a favor dessa proteção. O feriado da consciência negra, por exemplo, sofre ataques de várias direções, seja de pessoas descontentes com o excesso de feriados, seja por meio de opiniões contrárias a valorização do negro na sociedade.
O Brasil e o mundo ainda têm muito chão para andar até extinguir de vez o racismo de sua cultura, dita “civilizada”. Vale pensar nisso durante este feriado. No dia 20 de novembro de 2012. O Feriado da Consciência Negra 2012 cai em uma terça-feira o que da a possibilidade de um feriado prolongado onde você poderá aproveitar para fazer uma boa viagem.

Nenhum comentário: