terça-feira, 13 de julho de 2010

Inscrições Enem continuam até dia 16/07/2010

As Inscrições para o Enem 2010 foram prorrogadas até dia 16 de julho, o MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 até as 23h59 do dia 16 de julho. A previsão era de que o período de inscrição terminasse neste sexta-feira (9). As informações são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela prova. A inscrição custa R$ 35 e só pode ser realizada pela internet.Devido à prorrogação do prazo de inscrição ao Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio, os inscritos que não conseguiram isenção deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição o dia 20. O boleto deve ser gerado na página de acompanhamento da inscrição. Pagamento pode ser feito através da rede bancária.

As chuvas nos estados de Alagoas e de Pernambuco foram as responsáveis pela prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a próxima sexta-feira (16). O ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou hoje (9) que os governadores dos dois estados afetados – Teotônio Villela e Eduardo Campos, respectivamente – pediram que o prazo fosse adiado porque muitos alunos dessas regiões estão recuperando documentos necessários para confirmar as inscrições. Outra preocupação é a reconstrução das escolas destruídas.
Com isso, os alunos terão mais uma semana para se candidatar à seleção, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que comprovem a impossibilidade de pagamento.


No Diário Oficial da União, a portaria publicada indica o dia 18 de julho como prazo final das inscrições. Segundo, a autarquia houve um erro de digitação e haverá retificação do texto no D.O de amanhã.



A taxa de inscrição ao Enem é de R$ 35,00 e estão isentos de pagamento os estudantes do último ano do ensino médio em escola pública. Para esses alunos, o sistema não oferece a opção de gerar boleto.

Participante que tenha concluído o ensino médio em escola pública antes de 2010 não é automaticamente isento, mas pode solicitar a isenção caso seja membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. Da mesma forma, estudantes de escolas particulares e pessoas com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio e estejam buscando certificação também têm essa opção.

São vulneráveis econômicamente para o INEP os estudantes com renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem o direito de, a qualquer momento, solicitar a comprovação através documentos. Em caso de falsa declaração o participante poderá responder por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do exame.

O Inep está checando as informações prestadas pelos solicitantes de isenção de taxa e aprovando os pedidos no decorrer das inscrições. Portanto, é importante que o candidato que tenha se inscrito como isento acesse a página de acompanhamento até que sua situação de inscrição traga a informação de que sua declaração de carência foi aprovada. Em caso de não aprovação, o candidato deve gerar boleto e efetuar pagamento dentro do prazo para garantir sua participação no Enem 2010.

Caso tenha declarado carência por equívoco, o inscrito pode acessar o sistema de acompanhamento da inscrição, corrigir a informação e, em seguida, gerar o boleto.

O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, mesmo com mudança de data de realização do exame ou em razão de pagamento efetuado em duplicidade.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: