sábado, 12 de março de 2011

Evangelho do dia - Ano A - Dia: 12/03/2011



Jesus veio chamar os pecadores


Leitura Orante


Lc 5,27-32


Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: "Segue-me". Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?" Jesus respondeu: "Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores".


Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante

seguindo a sugestão do Peregrino Russo:

Senta-te em silêncio e na solidão.

Inclina a cabeça. Fecha os olhos.

Respira suavemente, e olha

através da imaginação,

para dentro do teu coração.

Repete, respirando:

"Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Tomo o texto do dia e leio com atenção: Lc 5,27-32.

Jesus chama um cobrador de impostos para segui-lo: Levi. E vai tomar refeição em sua casa. Isto não foi bem visto pelos fariseus que se escandalizavam de Jesus comer com os pecadores. Jesus então, lhe diz que veio para salvar os pecadores.

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?

Posso me colocar no lugar de Levi e ouvir o convite de Jesus, como também convidá-lo para vir tomar refeição comigo. Posso ainda colocar-me no meio dos fariseus e escribas que ficam observando e julgando as atitudes pensando que sempre são os melhores.

Posso também colocar-me entre os "doentes" que precisam do "médico", dos pecadores que precisam de conversão.

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.

A beleza do universo revela a vossa grandeza,

A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,

E o eterno amor que tender por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,

E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.

A beleza está sendo mudada em devastação,

E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos

E vejamos que a criação geme em dores de parto,

Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,

Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,

Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,

Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,

O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.

4. Contemplação/ Missão (Vida)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

Viverei hoje como Levi, aceitando o convite de Jesus e convidando-o a vir à minha casa, ao meu coração.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Sugestões para sua caminhada à Páscoa

1. Faça seu Retiro de Quaresma na vida quotidiana em nossa Capela Virtual. Acesse:http://www.paulinas.org.br/capelavirtual/ e busque, com o mouse, o item "Páscoa".

2. Informe-se sobre a Campanha da Fraternidade 2011, objetivos, tema e lema, Oração, Hino, emhttp://comunicacatequese.blogspot.com/

3. Leia e medite a Mensagem do Papa para a Quaresma emhttp://comunicacatequese.blogspot.com/

4. Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro -

Nenhum comentário: