sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Costurando couro, por Giselle da Gergelim


Courvim: texturas variadas
Por Giselle Medeiros, da Gergelim , blogueira convidada
Eu adoro acessórios em couro – bolsas, carteiras, sapatos, broches – acho que eles dão uma super valorizada no visual. Quando entrei nesse mundo da costura, descobri que o couro sintético tem preço similar aos tecidos e que com um pouco de técnica, é possível produzir acessórios tão bonitos quanto os que eu via nas lojas.
Os couros sintéticos são produzidos a partir de fibras como nylon, poliéster e poliuretano – todas derivadas do petróleo. Existem vários tipos de couro sintético e os nomes podem variar de acordo com a loja, o vendedor, etc. A impressão que dá é que as próprias lojas não sabem muito sobre o produto que estão vendendo, chega a ser frustrante. O couro sintético pode ser encontrado em casas de couro, tapeçarias e lojas de tecidos para decoração e estofamento.
Vários tipos de couro sintético Courino frente e verso
Na primeira foto, diversos tipos de couro sintético. Na seguinte, uma amostra de courino, frente e verso (flanelado)
* * * Os vários tipos de couro sintético * * *
Courino
O courino, ou courano, tem textura semelhante ao couro legítimo, possui grande variedade de cores, é mais grosso pois o seu verso é flanelado. É fácil trabalhar com ele, sua textura facilita o deslize na máquina. Só não é bom para apliques, pois como o verso é flanelado e branco, a borda fica com o acabamento ruim, o branco fica aparecendo. Custa entre R$ 10,00 e R$ 14,00 – preços de BSB.
Courvim
O courvim pode ser encontrado mais liso, com pouca textura ou bem texturizado. A variedade de cores disponível nas lojas costuma ser mais limitada. O seu verso é liso, portanto, é adequado para apliques. Custa entre R$ 15,00 e R$ 18,00.
Courvim: texturas variadas Napinha e couro naval, frente e verso
Na primeira foto, várias texturas. Na seguinte, uma amostra de napinha
Couro naval
O couro naval é muito parecido com o courvim: tem texturas variadas e verso liso. A diferença é que ele pode ser utilizado em produtos que serão molhados – é muito utilizado em estofamento de móveis para exterior e de barcos. Custa entre R$ 18,00 e R$ 22,00.
Napinha
A napinha é um couro bem fininho, pouco texturizado, quase liso na verdade, parece mais um plástico. É o mais barato, custando de R$ 6,00 a R$ 8,00 o metro. É difícil de trabalhar por ser muito liso, não desliza bem na máquina. Por ser muito fino, em cores claras é possível ver o traço do molde no verso.
Agora vamos falar sobre o corte das peças e a costura:
Ferramentas
. Normalmente eu utilizo lápis para traçar os moldes. Caneta também pode, mas muito cuidado pois elas podem manchar. Traço sempre no verso do couro.
. Para cortar eu utilizo uma tesoura dessas multi-uso. É importante ter uma tesoura só parar cortar couro, outra só para tecido, outra só para papel. Dessa forma você conserva melhor o fio de corte delas. Eu não tenho cortador circular nem base de corte, então não vou poder falar sobre isso. Também utilizo uma tesourinha de cortar linhas para finalizar as costuras.
. Para segurar as peças no lugar durante a costura, eu utilizo clipes de papel, pregadores de roupa e alfinetes. Atenção: utilize o alfinete somente nas margens de costura, pois o furo é irreversível.
. Dependendo do trabalho, é necessário colar antes de costurar. Por exemplo, se você for costurar uma margem muito estreita, fica complicado segurá-la somente com clipes ou pregadores. Sugiro usar um cola antes quando for mexer com peças pequenas como flores e laços ou fizer apliques de couro com couro. Eu costumo usar adesivo de contato – mais conhecido como cola de sapateiro.

Mexendo com couro: Ferramentas Mexendo com couro: Colas de contato
Ferramentas e colas de contato: Cascola Tradicional 200g, Cascola Extra Sem Toluol 30g, Cascola Extra 30g e Colabras 30g
Sobre colas
A marca mais famosa é a Cascola, da Henkel. Eu também já utilizei a Colabras da Brascola e pra mim a qualidade é a mesma. Eu escolhi trabalhar com a Cascola, pois existe a opção sem toluol – não tem aquele cheiro horrível e nem faz mal ao ser inalada. Você pode adquirir essas colas em latas ou bisnagas, em lojas de materiais para construção. As latas são bem mais baratas, mas é difícil trabalhar com elas, você precisa de uma espátula, faz meleca, é difícil de tampar e a cola acaba endurecendo e estragando na lata. As bisnagas são bem mais caras, mas muito práticas. O problema é que a bisnaga de Cascola sem toluol tem uma tampinha de plástico que sempre quebra, então eu sempre remendo as minhas com durex.
A hora da costura
. Para costurar utilize linha de poliéster e agulha (pode ser a Singer 2020) de n° 16 ou 18. Utilize pontos largos e diminua um pouco a tensão da máquina. Normalmente eu costuro com ponto 4 e tensão 3.
. Para facilitar a costura, é bom utilizar um pé de teflon. Ele desliza mais facilmente sobre o couro. É fácil encontra-lo em armarinhos ou lojas especializadas em máquinas de costura. Paguei R$ 10,00 no meu da Singer. Hoje ele está meio de lado, pois minha máquina nova (Janome 8077) utiliza pés do tipo snap-on e esse da foto é do tipo low shank. Então é bom observar o tipo de pé calçador da sua máquina antes de comprar um.
. Se ainda assim continuar difícil deslizar o couro pela máquina, eu utilizo talco. O meu fica em uma latinha de pastilhas Valda e eu utilizo um pincel pequeno de maquiagem, desses bem baratinhos, para passar o talco no couro. Passe somente onde o pé da máquina precisa deslizar, em pouca quantidade e somente sobre o couro. Eu já usei óleo (daqueles Jonhson & Johnson), mas faz uma certa bagunça, a mão fica melecada e atrapalha o trabalho. Há quem use creme ou papel de seda, mas esses nunca testei. Tanto o talco quanto o óleo não causam nenhum dano ao couro ou á máquina. Depois, basta limpar com um pano úmido.
Recomendação final
É preciso ter cuidado ao costurar com o couro e treinar bastante, porque uma vez desfeita a costura, os furos ficarão ali. Então comece primeiro com projetos simples, e teste o ponto, a tensão, a agulha, a linha, o pé calcador em um retalho, antes de começar a costura.
Espero que achem esta dicas úteis e se animem a criar com couro ! Termino o post mostrando uma das bolsas que fiz para a Gergelin, minha grife handmade:
cart

Nenhum comentário: