sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DEU NO ICO É NOTICIA

Novas unidades: Reunião confirma que Icó receberá UPA 24 hs

Icó é o único município da região a fazer parte da lista das novas 16 Unidades de Pronto Atendimento [UPAs] 24 horas que chegarão ao Estado.

O fato foi confirmado pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante reunião na manhã desta quinta-feira [26].

Participaram do encontro o técnico da coordenadoria de urgência e emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Luis Henrique Branquinho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios onde ficarão as novas unidades, além do próprio secretário.

No total, o Ceará ganhou mais 16 UPAs 24 horas, que somam as 32 já em construção ou liberadas pelo Ministério da Saúde, totalizando 48 UPAs. Segundo Arruda Bastos, outras PAs ainda podem vir para o Ceará. Isso decore da" articulação e sensibilização junto ao Ministério da Saúde será mantida para outros municípios que tenham menos de 50 mil habitantes e não participem de consórcios de UPAs”, apontou o secretário.

BENEFICIADOS - Além do Icó, as estruturas chegarão a Acaraú, Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Crato, Fortaleza, Granja, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacatuba, Tianguá, Trairi.

Em Tianguá, a UPA será instalada através de consórcio público com o município de Viçosa do Ceará. Lá, a nova unidade terá porte 2, com 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. No Crato, o porte da UPA também será tipo 2. Nos outros municípios, com exceção da capital, A UPA terá porte 1, realizando de 50 a 150 atendimentos por dia.

As UPAs 24 horas, como o próprio nome sugere, ficam abertas às 24 horas do dia até mesmo nos finais de semana e feriados. São 24 horas também porque nelas os pacientes podem ficar em observação até 24 horas. Nas UPAs os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de Raio X, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

DUAS UPAS NO MUNICÍPIO? - Em se confirmando o divulgado, a resposta é positiva. Isso porque no dia 7 de agosto de 2011 o Icó é Notícia trouxe, com EXCLUSIVIDADE, a confirmação da construção da UPA em Icó e em Iguatu.

Assim como a estrutura confirmada nesta semana, aquela UPA confirmada em agosto também é de porte I, para municípios entre 50.000 e 100.000 habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos médicos devem variar entre 50 e 100 em um período de 24hs.

O plantão será feito por, no mínimo, dois médicos, sendo um clínico geral e um pediatra. O número mínimo de leitos em observação será de cinco a oito leitos. A construção somada aos equipamentos, para o devido funcionamento da UPA, é estimada em R$ 1,4 milhão, com custeio mensal de R$ 100 mil. É aguardar para ver.
Tags: , , ,

Nenhum comentário: