terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dia do Carteiro

Dia do Carteiro é comemorado há mais de três séculos no país


Hoje é comemorado o Dia do Carteiro em todo o país
Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
Outro carteiro a entrar para a história dos Correios e reforçar a importância da homenagem a este profissional, foi o mensageiro postal Paulo Bregaro, portador das notícias que provocaram a decisão final do príncipe regente D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro. Bregaro virou personagem da história do país ao entregar, a tempo, as cartas da princesa Leopoldina, dos ministros e das cortes de Lisboa que ensejaram a ruptura dos laços políticos entre Portugal e Brasil. Por seu feito, Bregaro é até os dias atuais, o patrono dos Correios.
De acordo com João Francisco de Sousa, Gerente da agência Central em Uberaba, com a revolução promovida no setor de comunicação pelo advento da internet, muita gente se questionou sobre o futuro dos Correios e desses profissionais. Porém, a atividade dos carteiros só tem aumentado nos últimos tempos. De 1995 para cá a quantidade de objetos movimentados pelos Correios dobrou, passando de 4,5 bilhões para quase nove bilhões e o efetivo de carteiros teve um crescimento superior a 50%.
Em Minas Gerais são 4.855 homens e 583 mulheres percorrendo bairros, ruas e residências de todas as nossas cidades.
Para a boa saúde e melhoria na qualidade de vida desses profissionais, os Correios fornecem além de treinamento, todo o equipamento necessário para que os carteiros possam desempenhar seu trabalho com segurança. São fornecidos uniformes, sacolas, sapatos especiais, boné, óculos de sol e protetor solar.
Em 2006, a camisa e o tênis dos carteiros foram modificados para proporcionar maior conforto. A camisa foi confeccionada em malha fria, o tecido não desbota e não deforma ao longo do tempo, não amarrota e seu desgaste é menor. A cor azul ganhou destaque, contribuindo para diminuir a transparência em dias de chuva.
O novo tênis utilizado pela categoria é resultado de estudos feitos pelos Correios em parceria com a Universidade de São Carlos, que estão sendo utilizados também por outras grandes organizações, como Petrobras, Ipiranga, Ford e Sadia. A inovação está cruzando fronteiras. O correio britânico e empresas de alguns países do Mercosul, por exemplo, se interessaram em conhecer o modelo. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados certificou o tênis com o "selo conforto" considerando fatores como: adequação da temperatura interna, da pressão do pé e do calcanhar, durante a caminhada. Os estudos continuam agora voltados ao desenvolvimento de um calçado específico para o pé feminino e um novo modelo de bolsa já está em fase final de teste.
O protetor solar dos Correios tem fator de proteção superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Todo trabalho de ergonomia é realizado baseado nas necessidades e opinião do empregado, levando sempre em consideração o seu conforto, a sua saúde e sua qualidade de vida.
Já o carteiro mulher, a partir do quinto mês de gravidez, passa a exercer atividades administrativas internamente.
Os Correios também fazem, todo ano, um trabalho de conscientização às pessoas, sobretudo em residências, a resguardarem o carteiro colocando a caixa de correio num lugar de fácil acesso, fora do alcance dos cães.
 

Nenhum comentário: