segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Deu Site PT Nacional

21/11/11 - 16h21
João Paulo Lima: Mobilidade urbana será tema de seminário no Congresso Nacional
“Não há mais como termos um país desenvolvido sem mobilidade urbana adequada, eficiente e eficaz." Fot.: Ag. Camara e R Weg.

Petista incentiva participação popular para criação de um Marco Regulatório do setor


João Paulo Lima foi prefeito de Recife, capital do estado de Pernambuco, por dois mandatos. Nesta legislatura representa a população pernambucana na Câmara dos Deputados. O parlamentar é autor do requerimento para a realização do Seminário Nacional sobre Mobilidade Urbana, que acontece no próximo 23, na comissão de desenvolvimento urbano, na Câmara.  João Paulo é um dos grandes defensores da infraestrutura das cidades brasileiras. “Não podemos deixar de ter a clara compreensão do sofrimento da população, não só das regiões metropolitanas, mas, também do interior do nosso país, com problemas gravíssimos de mobilidade. Ônibus lotados , velhos e grandes engarrafamentos”.

O Seminário Nacional sobre Mobilidade Urbana contará com representantes da sociedade civil, do ministério das Cidades e dos Transportes. “Cada região do Brasil será representada por uma cidade. Queremos que o seminário levante o maior número de sugestões possíveis, a fim de termos um verdadeiro marco regulatório que atenda a todos”.

O deputado afirma que o maior passo, dentro do Congresso Nacional, é o projeto de lei 166. “Um verdadeiro marco regulatório da mobilidade. No texto há sanções para cidades que possuem mais de 20 mil habitantes e não tem plano de mobilidade urbana, a priorização do transporte coletivo, do transporte não motorizado e de qualidade”.

João Paulo em entrevista declarou : “não há mais como termos um país desenvolvido sem mobilidade urbana adequada, eficiente e eficaz. Os gestores públicos devem ter mais responsabilidade, por isso queremos a sanção, os que não tiverem plano de mobilidade urbana ficarão sem receber recurso da união. Os municípios terão o prazo de 3 anos para se adequarem as normas”.

(Ana Claudia Luz Feltrim – Portal do PT)

Nenhum comentário: