quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE! "Entre Aspas" entrevista o icoense José Walfrido Mororó Monteiro.





"Entre Aspas"desta quinta-feira (10) é com o amigo José Walfrido Mororó Monteiro (foto), filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro. A sua família é tradicionalmente política e governou o município de Icó (CE) por muitos e muitos anos. O seu avô Walfrido Monteiro Sobrinho e o seu tio Aldo Monteiro também já foram prefeitos. Natural de Ipu, adotou a terra icoense como a sua cidade amada. É o idealizador da Rádio Icó FM, a pioneira emissora de rádio entre as três existentes. Pertence a Fundação José Walfrido Monteiro e, além de ser um veículo de comunicação, ainda presta serviço à população, oferecendo diversos cursos, especialmente, para inserir o jovem no concorrido mercado de trabalho. Atualmente, é o diretor financeiro-administrativo do Departamento de Arquitetura e Engenharia [DAE], órgão do Governo do Estado do Ceará. Na entrevista abaixo, Walfridinho, como carinhosamente é chamado, discorre sobre vários assuntos. E, bem suscinto, responde a todas as perguntas da melhor maneira possível, onde, desde já, agradecemos a gentileza e nos colocamos a inteira disposição. Com vocês, o quadro semanal "Entre Aspas" dessa semana.

Blog - 
O que o Icó representa para o ilustre cidadão carinhosamente chamado de Walfridinho?

Walfridinho - O Icó, embora não tenha sido a cidade onde nasci, nasci na cidade de Ipu/CE, terra natal de minha mãe, é a cidade que escolhi e onde passei minha infância, onde tenho grandes e bons amigos, é a cidade que adoro, de onde minhas melhores lembranças brotam. Icó é meu ninho, é a cidade que amo, e onde me sinto em casa em qualquer lugar desse abençoado chão.

Blog - Para você, quem foi o maior líder político de Icó? E por que?

Walfridinho - Sem dúvida meu pai, não só por tudo o que ele fez por nosso povo, mas por seu caráter, sua abnegação, seu amor e o carisma dos grandes líderes que era um dos traços fortes de sua personalidade. O nosso Icó, até mesmo por ser uma cidade secular, teve muitos líderes políticos de grande importância, não só para o nosso Estado mais para o Brasil como um todo, inclusive ocupando cargos importantes tanto na esfera estadual quanto em outros Estados e no âmbito federal. Contudo, no passado recente, e até mesmo por ser seu fã incondicional, creio que o líder político de destaque nos últimos 50 anos foi meu pai, José Walfrido Monteiro, prefeito de Icó no período 1972 a 1976, tendo se destacado, principalmente, no incremento da educação, tendo sido um grande líder municipalista, recriando a APRECE, vindo inclusive a presidi-la. Deputado estadual eleito para dois mandatos 1978 e 1982 na Assembleia Legislativa foi um deputado atuante na defesa de seu Icó, bem como de toda a região. Foi idealizador, criador e presidente da comissão de secas, tendo efetuado várias conquistas para as regiões do Estado mais atingidas por tal flagelo.

Blog - Seu avô, seu pai e seu tio foram prefeitos de Icó. Você, como filho de uma família tradicionalmente política, almeja ou deseja ser prefeito deste município algum dia?

Walfridinho - É algo a se pensar, mas prematuro no momento. Já acalentei este sonho, hoje, contudo, estando um pouco afastado, creio ser muito pouco provável vir a ser candidato a qualquer cargo eletivo, pelo menos no momento.

Blog - Seu filho João Alberto Monteiro tem confidenciado a amigos que deseja continuar o trabalho de seu avô José Walfrido Monteiro, se elegendo prefeito de Icó após concluir a sua faculdade. O que o dileto amigo Walfridinho acha sobre esta ideia?

Walfridinho - É também prematuro. O João é um menino idealista, tem muito amor pelo Icó e muito respeito pela memória de nossa família, principalmente, de meu pai, se ele tiver realmente imbuído deste desejo, tiver a abnegação necessária, terá que se aproximar mais do Icó e certamente terá todo o apoio meu e de minha família nesta ou em outra qualquer empreitada que se envolva.

Blog - Na sua avaliação, dê uma nota de 5 à 10 para a atual administração pública de Icó. E por que?

Walfridinho - Não gostaria de fazer tal avaliação no momento, mesmo porque não chegaria a cinco.

Blog - Qual é o maior legado deixado pelo seu pai José Walfrido Monteiro (ex-prefeito e ex-deputado estadual) em Icó?

Walfridinho - 
O maior legado de meu pai vai além do político. Para mim, é seu exemplo de dignidade e honra, seu caráter e o amor que sempre nos deu, sendo um exemplo de vida, político de atitude, com vida honrada e limpa, apesar de ter feito muito como prefeito, inclusive em obras físicas, creio que o exemplo de vida séria e honrada é o valor mais marcante da personalidade forte de meu pai.

Blog - 
Como idealizador da Rádio Icó FM, da Fundação José Walfrido Monteiro, como o senhor vê o trabalho desempenhado por esta emissora icoense atualmente? Podemos esperar mudanças para o futuro?

Walfridinho - A Rádio Comunitária Icó FM 104,9, foi a realização de um sonho acalentado por muito tempo, não só por mim, mas por todos os icoenses, levado a cabo por mim e um grupo de amigos, como Manuel Guedes, Matheus Monteiro, Iramar Dias, Maurineide Souza, Elaine Muniz, Marcondes Reis, Roberta, Wandemberg e outros amigos injustamente não estão sendo lembrados neste momento, e custeado por minha mãe dona Gonçalinha. Com o passar do tempo e o distanciamento do Icó, fiquei um pouco afastado da rádio também e temos visto certo definhamento da proposta inicial, idealizada pelos fundadores da entidade mantenedora da rádio, que é bom lembrar, não é só a rádio é uma entidade sem fins lucrativos, que pretende, dentre outras coisas, dar formação ao jovem que busca o primeiro emprego, preparando-o e buscando a sua inserção no mercado de trabalho. Bem, mas voltando a rádio, com a abertura de outras rádios e a degeneração da ideia original, creio que a Icó FM 104.9 saiu um pouco dos trilhos, mas em breve teremos grandes mudanças, que já estão sendo estudadas e que certamente agradarão aos amigos do Icó. Creio que a fundação tem gerado frutos e pretendemos continuar atuando nesta área de formação de mão de obra, já promevemos vários cursos em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, quais sejam: Doces e Salgados (02 cursos), Culinária (confeitaria) - 02 cursos, Oficina de Lanches Rápidos, Culinária (bolos e tortas), Culinária (salgados), Corte e Costura, Costureiro (02 cursos), Jardinagem, Eletricista Predial, Bombeiro Hidraúlico, Pedreiro, Pintor de Paredes, atendendo 480 pessoas e estamos firmando parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para 02 turmas do PROJOVEM TRABALHADOR, programa que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho. As turmas devem ser efetivadas em janeiro de 2012, com 25 jovens em cada turma, que além de fazerem o curso de formação direcionado a área de acordo com o mercado local, receberão, uma bolsa de R$ 100,00 mensais, repassado diretamente pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ao formando.

Blog - Que mensagem você deixa para a juventude de Icó?

Walfridinho - O Icó precisa de mudanças, um choque de gestão, e cada jovem tem que ser agente dessa revitalização e do resgate da nossa Princesa do Sertão. De mais, em maneira geral, diria aos mesmos que estudem, com dedicação e afinco, afinal o país e o Estado estão passando por imensas transformações e a educação, creio eu, ainda é o melhor caminho para o sucesso.

Blog - Nos explique um pouco sobre a sua nova função assumida no governo Cid Gomes (PSB).

Walfridinho - Assumimos em maio próximo passado, a diretoria administrativo-financeira do Departamento de Arquitetura e Engenharia - DAE, órgão do Governo do Estado, criado em janeiro deste ano e que é o responsável técnico por todas as edificações do Estado. Lá, o meu setor é o responsável pela administração do órgão, ou seja, a parte de recursos humanos, logística, aquisição de material, pagamentos, é o setor que trata da organização interna e do relacionamento do DAE com os outros órgão do Estado.

Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.

Walfridinho - Agora é agradecer a você Voltaire, pelo convite em participar do "Entre Aspas" e dizer a todos os amigos icoenses que estamos à disposição, tanto eu, como minha família, como sempre estivemos. E dizer mais, que sempre ao lado de grandes homens existem grandes mulheres, como Dona Zefinha, que sempre foi o amparo firme e fiel de meu avô e Dona Gonçalinha, mulher de fibra que após o falecimento de meu pai, de quem foi companheira e cúmplice, foi além de mãe, pai, apoiando-nos em todas as horas, mas também cobrando e educando.

Nenhum comentário: