sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LEIA E ENTENDA

COOPERAÇÃO
 
  ASSOCIATIVISMO E COMPETITIVIDADE     
  
 O momento atual, exige cada vez mais eficiência em todos os processos de uma empresa. O desafio do empreendedor  é ser competitivo em um cenário que apresenta :  
                                                                                                    
                                                            
  •  Margens reduzidas de lucratividade, 
  •  Constantes mudanças de hábitos por parte da população,
  •  Necessidade de informações tecnológicas e de mercado,
  •  Exigência de qualidade,
  •  Falta de recursos para investimento e capital de giro,
  •  Produção em escala,
  • Necessidade de atender às legislações existentes (ambiental, tributários, trabalhista, código de defesa do consumidor, produto específico),
 
Acima de tudo, exige dinamismo por parte do empreendedor e sua equipe.  O seu isolamento passa ser extremamente prejudicial ao sucesso de seu negócio.
 
A maior parte dos problemas encontrados pelas empresas são "comuns". Sendo comuns, não é aceitável o seu isolamento. O empreendedor fica fortalecido quanto procura resolver seus problemas na coletividade. É dessa forma, que o ASSOCIATIVISMO cresce e proporciona  uma revisão dos conceitos "culturais" de COOPERAÇÃO e COMPETITIVIDADE.
 
Podemos definir o ASSOCIATIVISMO, como  iniciativa "Formal ou Informal" de grupos de pessoas físicas e ou jurídicas, que tem como objetivo principal, solucionar seus problemas comuns e gerar benefícios econômicos e sociais, que se isolada não conseguiria ou teria um custo elevado para resolução.
 
Assim, o cenário atual apresenta crescimento na formação de  Associações, Cooperativas, Consórcios ou mesmo grupo informal para realizar coletivamente diversas ações, entre elas:
 
  • Compras Conjuntas, Central de Compras;
  • Comercialização Coletiva, Eliminação de Intermediários, Agregação de valor,
  • Desenvolvimento de Plano de Marketing, Logística,
  • Parcerias estratégicas para desenvolvimento tecnológico, comercialização, etc,
  • Aquisição de máquinas para utilização coletiva,
  • Implantar plano de qualidade - Selo de Qualidade,
  • Recursos financeiros (Cooperativas de Crédito),
  • Representação política.

Muitas são as formas e os motivos para estar inserido em um grupo. Mas  o sucesso dependerá diretamente das "pessoas", pois o desafio é cultural.
 
Dessa forma, o Instituto Brasileiro do Associativismo - IBRASS,  vem proporcionando apoio e  ações voltadas para o desenvolvimento sustentável de empresas e entidades representativas como, associações, cooperativas, centrais de compras e vendas, SPE (Sociedade de Propósito Específico) ou outra forma de empresa de representação, pois acredita que  a competitividade e o desenvolvimento sócio econômico e empresarial, está também relacionado com a organização de cada setor.

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