sábado, 29 de outubro de 2011

Sobre o Portal de Educação Online da Escola

As características da Escola Nacional de Formação do PT e o contexto em que se insere, levaram à opção pela ampliação dos espaços formativos, por meio do uso estratégico e colaborativo das tecnologias de informação e comunicação. O projeto de Educação Online da Escola tem por objetivo refletir e propor soluções para o uso destas tecnologias nos processos formativos.
Esta não é uma reflexão nova, o acúmulo sobre a relação entre comunicação, educação e tecnologias é enorme e percorre o mundo todo. Mas o contexto de uma escola de formação de um partido brasileiro de esquerda com as características do PT, certamente traz novos elementos e relações para a reflexão.Por isso, a opção foi por desenvolver um projeto no âmbito da Escola e não trazer soluções ou metodologias prontas. Nossas especificidades trazem desafios particulares ao pensar no uso estratégico destas tecnologias para ampliar, aprofundar e democratizar os espaços formativos de um partido educador e educando. É por isso que o Projeto de Educação Online da Escola Nacional de Formação do PT está e estará em construção constante.

O uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação está relacionado com a apropriação, pela Escola, das culturas de uso propostas e geradas pela experiência. Não se trata de criar duas modalidades ou formatos de cursos: online ou presenciais; mas de lançar mão da comunicação e das tecnologias como mais um dos elementos estratégicos abarcados nas metodologias desenvolvidas. A educação online, portanto, não é uma modalidade de cursos, mas sim uma estratégia pedagógica e metodológica da Escola, que dialoga com todos os seus espaços e ações (sejam presenciais ou virtuais).

Este desenho vem se desenvolvendo desde meados de 2008 e se intensificou em 2009 quando aconteceram as Etapas Regionais da Jornada Nacional de Formação Política do PT. Conversas com militantes, pessoas da Fundação Perseu Abramo (link para portal) e especialistas de outras instituições, ajudaram a desenhar a primeira etapa do projeto, que naquele momento usava a denominação educação à distância.
Durante uma reunião com o professor Alberto Jose da Costa Tornaghi, em 2009, substituímos o termo Educação à Distância por Educação Online. Os processos educacionais ou formativos pressupõem a colaboração e o compartilhamento, por isso mesmo, seu foco principal não é a distância. Embora pareça apenas uma troca de palavras ou termos, é preciso ter atenção nesse aspecto, porque na verdade é uma troca de conceitos e concepções.
No segundo semestre de 2010 fizemos a primeira experiência de realizar um curso totalmente online: o Curso Introdutório sobre Memória e História do PT.
Em 2011 as oficinas de Gestores da Política de Formação e uma nova rodada de conversas com Conselheiros e Diretores da Escola, especialistas da Secretaria de Comunicação do PT, da Fundação Perseu Abramo, da Secretaria Nacional de Formação Política, do Coletivo Digital e de outras instituições e novamente com o professor Alberto Tornaghi, trouxeram mais elementos para o projeto. (Leia texto sobre no Portal FPA). Outra contribuição importante foi o processo de formu;ação da versão digital da Revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo.
A partir daí, definimos três frentes de atuação: o desenvolvimento de estratégias de comunicação integrada online, a implementação de um ambiente virtual de gestão colaborativa de conhecimentos e da experimentação de tecnologias complementares.

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