segunda-feira, 23 de abril de 2012

AÇUDE LIMA CAMPOS

wpeA0.jpg (78860 bytes)   
DESCRIÇÃO GERAL
         A barragem do Açude Lima Campos, projetada e construída pelo DNOCS, está localizada no município de lcó, estado do Ceará, a cerca de 400 km de Fortaleza . Barra o rio São João, pertencente ao sistema do rio Jaguaribe, cuja bacia hidrográfica mede  340 km2 considerando a interligação com a bacia do Açude Orós.
       O projeto do Açude Lima Campos tem como finalidade o aproveitamento das várzeas do lcó, situadas no vale do rio Salgado.
       Pouco antes da confluência  deste  último  com o  Jaguaribe,  o vale se alarga em  várzeas  extensas,  largas,         planas, compreendendo todo o curso inferior dos riachos Mucururé, São João à margem esquerda, e Bezerros, Capim Pubo e Bebedouro à margem direita, os quais são os seus afluentes mais importantes.
        Essas terras se prestam de maneira notável ao estabelecimento de um sistema de irrigação, pela sua qualidade, conformação e situação.
       As várzeas do lcó satisfazem a todas as condições para a implantação da irrigação: terras excelentes e topografia propícia tanto à distribuição quanto à drenagem.
       A irregularidade das chuvas dentro de um mesmo inverno e a dos próprios invernos  não  permitem  nunca  o aproveitamento econômico, sistemático e completo desses grandes e feracíssimo tratos de terra, cuja produção excessiva nos bons invernos dá a ilusão de uma riqueza permanente, mas se anula por completo nos maus invernos ou nas secas.
       A irrigação bem escolhida e bem dirigida torna a região como que independente da variação de precipitações de chuva, com a possibilidade de completar as deficiências nos períodos de escassez (seja mês, seja ano) com a água armazenada  nas  épocas  de excesso. Essa compensação consegue-se principalmente pela açudagem.
       As encostas que por completo circunscrevem as planícies do rio Salgado favorecem o traçado dos grandes canais  em  cota suficientemente alta para o seu aproveitamento completo e integral. Da mesma maneira,  as leves ondulações que têm por origem estas mesmas encostas, e por término as margens dos riachos que serpeiam  pelas  várzeas,  permitem  uma disposição simples e econômica dos canais secundários e distribuidores. Por outro lado, esses mesmos riachos realizarão uma magnífica drenagem desde que sejam convenientemente regularizados, o que aliás melhorará sensivelmente o regime de inundações    das várzeas,   pela facilidade de escoamento das enchentes.
       Localizadas na parte baixa do curso do rio Salgado, as várzeas do Icó fazem, por isso mesmo, parte integrante do sistema de irrigação de Orós, ou do Jaguaribe, cujas águas lhes poderão ser levadas de duas maneiras:
a) por um grande canal que partindo de um ponto escolhido a jusante da barragem do Açude Orós, sobre o rio Jaguaribe, acompanhe este rio durante uma certa extensão e depois penetre no vale do Salgado, por jusante, mas em cota suficientemente alta para o aproveitamento integral das várzeas. Seu comprimento seria de 15 quilômetros até iniciar a distribuição e teria de ser construído em terreno acidentado, exigindo provavelmente trechos em túnel;
b) por um túnel de comunicação do Açude Orós com o vale do riacho São João, iniciando-se a distribuição em um ponto convenientemente escolhido no curso deste último.
       A melhor locação para a boca de jusante deste túnel seria sobre o riacho Saco da Onça, afluente da margem esquerda do riacho São João. Dispondo este último de uma bacia hidrográfica ou de captação de 340 km2 e de um ótimo boqueirão (o Estreito) a jusante da confluência do riacho.
wpeA2.jpg (16157 bytes)
Fig. 2 - Arranjo geral
wpeA3.jpg (21470 bytes)
Fig. 3 - Seção transversal
       Saco da Onça, foi imposta a construção de uma barragem ao invés de uma simples obra de derivação das águas levadas   do Orós, o que tornou possível a formação de uma represa com cerca de 60 milhões de m3, permitindo o início imediato da irrigação das várzeas a jusante do barramento.
       O projeto do sistema aceitou, portanto, a solução progressiva para sua construção com o estabelecimento imediato dessa irrigação parcial, mediante a construção do Açude Lima Campos, convindo, entretanto, que os canais tenham as dimensões definitivas, apesar de extensão limitada da zona a irrigar.
       Com a construção do túnel Orós-Lima Campos e mediante uma adequada manobra das comportas, tornou-se possível o aproveitamento de grande parcela das terras planas, próprias para culturas de vazantes, existentes na bacia hidráulica do Açude Lima Campos.
wpeA4.jpg (3298 bytes)             wpeA5.jpg (3596 bytes)
Fig. 4a - Vertedouro - seção longitudinal                                                             Fig. 4b - Vertedouro seção transversal típica
       A barragem do "Lima Campos" tornou-se, portanto, uma obra de;grande importância para o projeto de irrigação das várzeas do lcó (Projeto lcó-Lima Campos), devido a sua localização privilegiada e o baixo custo de sua execução, fazendo com que a cidade de Icó se transformasse no principal pólo de desenvolvimento do Vale do Salgado.
ARRANJO GERAL
       O arranjo geral é visto em planta na figura 2. A barragem é um maciço de terra com uma cortina vertical de concreto armado . A montante o material é de natureza argilosa e a jusante foi empregado material aproveitado do desmonte do vertedouro. A drenagem interna é feita por um dreno no pé da cortina e manilhas no sentido transversal. O talude de montante é protegido por placas de concreto e tem a inclinação de 1V:2H. A drenagem externa é garantida por uma rede de canaletas sobre o talude de jusante, que é inclinado de 1V:2H.
       As ombreiras e a fundação são formadas por rochas cristalinas do Pré-cambriano. O material empregado no maciço é uma areia argilosa, na zona de montante, e para jusante foi empregado material resultante do desmonte do vertedouro.
       O vertedouro é do tipo soleira espessa, escavado em rocha. As laterais são protegidas por um muro guia . O regime das chuvas foi obtido através dos dados das estações pluviométricas, localizadas na bacia hidrográfica do açude, abrangendo o período de 1912 a 1931.
       Para definição dos escoamentos foram utilizados dados limnimétricos, medições de descarga e as fórmulas do Engº Francisco Aguiar.
       A tomada d'água é constituída por uma galeria de concreto armado de seção retangular. A montante eleva-se uma estrutura de concreto armado na qual estão instalados os equipamentos de manobra. A vazão é controlada por três comportas retangulares de 0,80 m x 1,10 m.
wpeA6.jpg (24290 bytes)
Fig. 5 Tomada d´água
wpeA7.jpg (18304 bytes)
Fig. 6 - Derivação entre as bacias
wpeA8.jpg (13581 bytes)
Fig. 6b - Túnel de derivação
       O túnel Orós-Lima Campos (Figs. 6a e 6b), destinado a estabelecer comunicação entre as bacias hidráulicas do grande reservatório de Orós e do Açude Lima Campos, permitiu que o primeiro supra o segundo da quantidade de água necessária para irrigação integral das férteis várzeas de Icó - cerca de 10.000 hectares brutos, nas margens do rio Salgado, afluente do Jaguaribe.
       A solução por túnel impôs-se, naturalmente, como decorrência das condições topográficas locais - e substitui, com grandes vantagens econômicas, a construção de um canal que, a partir de Orós, desceria o vale do Jaguaribe até as proximidades da confluência com o Salgado, para subir, em seguida, o vale deste último até o completo domínio das várzeas de Icó.
A interligação é feita através dos seguintes elementos:
a) túnel propriamente dito, câmara de manobra, aparelhagem de tomada d'água, torre e passadiço de acesso;
b) canais de acesso e descarga.
       O túnel, com 1.584 m de extensão e 60 cm/km de declividade, tem por seção um retângulo de 2,7 m de base por 2,25 m de altura, completado por segmento circular de 2,48 m de raio e 0,4 m de flecha, proporcionando, com 1,75 m de tirante, uma descarga de 7,83 m3/s, a uma velocidade de 1,57 m/s. O volume da rocha para perfuração do túnel foi de 14.500m3.
       A câmara de manobra, localizada a 60 m da boca de montante, é escavada em rocha. É um cilindro reto, de base circular, com 7 m de diâmetro e 2,25 m de altura até a nascença da abóbada em arco pleno que constitui o teto.
       No interior da câmara está instalada a aparelhagem de tomada d'água. A seqüência de construção do túnel está indicada na figura 7.
       A tomada consta de três condutos: um central, de 40" de diâmetro e dois laterais de 32". Ao primeiro estão adaptadas uma válvula borboleta, para manobras de emergência a montante, e uma válvula Larner Johnson de 40" x 28" para regulação da descarga, a jusante. A cada um dos condutos laterais estão adaptados uma válvula borboleta a montante e um registro de descarga a jusante, ambos de 32". Todos os condutos são dotados de tampões de visita, e de entrada em boca de sino, para diminuir as perdas de carga.
        O acesso à câmara é garantido por um poço circular, de 3 m de diâmetro, em cujo prolongamento foi construída uma torre de concreto armado, para suporte da cabine onde foram instalados os aparelhos de comando da tomada d'água.
wpeA9.jpg (26251 bytes)
Fig. 7 - Túnel de derivação - esquema construtivo
        O canal de acesso possui 1.384 m de extensão, 20 cm/km de declividade, tendo 5 m de largura na base. Sua seção é retangular, nos trechos em rocha, trapezoidal (talude de l V:1 H) em piçarra e retângulo-trapezoidal quando ocorrem os dois materiais.
Para o canal de descarga, com 1.100 m de extensão e declividade de 30 cm/km, foi projetada uma largura na base de 7 m.
Para a abertura dos dois canais foi necessária a escavação de 91.000 ml - sendo 26.000 em rocha e 65.000 em solo
CONSTRUÇÃO
       No projeto do Açude Lima Campos deve-se destacar a técnica de compactação usada. Na época, o uso de equipamento de terraplenagem ainda marcava os primeiros passos no DNOCS. Para a construção desta obra foi empregado o sistema de compactação manual, aproveitando assim a mão-de-obra disponível criada pela seca que se abateu sobre o Nordeste, no ano de 1932.
       O início de sua construção data de abril de 1932 e a conclusão deu-se em dezembro do mesmo ano. No período de 9 meses foi feito um volume de 83.800 m3 de maciço, que corresponde a cerca de 33m3/dia, volume este bastante elevado para ser executado manualmente.
                  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
              AGUIAR, Francisco Gonçalves de. Estudo hidrométrico do
              Nordeste brasileiro (Excertos). B. Técnico. Fortaleza, DNOCS, 36 (2): 129 - 204, jul./dez. 1978.
              DNOCS. 2. DR. Arquivo Técnico. Processos do Açude Lima Campos. S.n.t.
              MACEDO, Maria Vilalba Alves de. Características físicas e técnicas dos açudes públicos do Estado de Ceará
      Fortaleza, DNOCS, 1977.132 p.
              TÚNEL Orós - Lima Campos. B. da IFOCS, Fortaleza, 9 (2):
       226 - 9, abr./jun. 1938.
VIEIRA, Luiz. Açude Lima Campos; memória descritiva. B. da IFOCS, Fortaleza, l (l): 6 - 14, jan. 1934.
.               Açude Lima Campos; memória descritiva (conclusão). B. da IFOCS, Fortaleza, l (2): 49 - 68, fev. 1934.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
CAPACIDADE 66.382.000m³ RAIO MÉDIO 0,762
LOCALIZAÇÃO Icó-Ce DECLIVIDADE 60cm/km
SISTEMA Jaguaribe DESCARGA 7,83m³/s
RIO São João VELOCIDADE 1,57m/s
BACIA HIDROGRÁFICA 340Km² VOLUME ESCAVADO EM ROCHA 14.500m³
BACIA HIDRÁULICA 1.515ha

CHUVA MÉDIA ANUAL 800mm
TOMADA D´ÁGUA

COEFICIENTE DE RUN-OFF 8% CÂMARA DE MANOBRA
VOLUME AFLUENTE ANUAL 40.000.000m³ DIÂMETRO DO POÇO DE ACESSO 3m
BARRAGEM

DIÂMETRO INTERNO DA TORRE 3m
TIPO
Terra zoneada
VÃO DO PASSADIÇO 15m
ALTURA MÁXIMA 19m CONDUTOS LATERAIS 2
LARGURA MÁXIMA NA BASE 89m DIÂMETRO 32"
EXTENSÃO PELO COROAMENTO 185m ACESSÓRIOS
Válvula borboleta, Registro e tampão de visita
LARGURA DO COROAMENTO 7,50m CONDUTO CENTRAL 1
VOLUME DO MACIÇO 83,800m³ DIÂMETRO 40"
VERTEDOURO
ACESSÓRIOS Válvula borboleta, Registro e tampão de visita
TIPO Lâmina Livre

LARGURA 50m CANAL DE ACESSO
REVANCHE 2,50m EXTENSÃO 1.384m
LÂMINA MÁXIMA PREVISTA 1,80m DECLIVIDADE 20cm/km
VOLUME DO CORTE 26.800m³ VOLUME ESCAVADO 47.940m³
GALERIA


SEÇÃO 1,80 x 1,80m CANAL DE DESCARGA
COMPRIMENTO 60m EXTENSÃO 1.160m
DESCARGA 7m³/s SEÇÃO MOLHADA 11,90m²
TÚNEL ORÓS-LIMA CAMPOS
PERÍMETRO MOLHADO 10,30m
EXTENSÃO 1.584m RAIO MÉDIO 0,116m
SEÇÃO MOLHADA 4,72m² DESCARGA 7,49m³/s
PERÍMETRO MOLHADO 6,20m VELOCIDADE 0,63m³

VOLUME ESCAVADO
42.630m³
       

Nenhum comentário: