terça-feira, 10 de abril de 2012

Skank Biografia

Skank é uma banda brasileira de [tag]pop/rock[/tag] e [tag]ska[/tag] formada por [artist]Samuel Rosa[/artist] (guitarra e voz), [artist]Henrique Portugal[/artist] (teclados), [artist]Lelo Zaneti[/artist] (baixo) e [artist]Haroldo Ferreti[/artist] (bateria), em março de 1991 em Belo Horizonte. A banda já vendeu mais de 5,5 milhões de discos entre CDs e DVDs.

Em 1983, [artist]Samuel Rosa[/artist] e [artist]Henrique Portugal[/artist] começaram a tocar em uma banda de reggae chamada [artist]Pouso Alto[/artist], junto com os irmãos Dinho (bateria) e Alexandre Mourão (baixo). Em 1991, o [artist]Pouso Alto[/artist] conseguiu um show na casa de concertos Aeroanta, em São Paulo, mas como os irmãos Mourão não estavam em Belo Horizonte, o baixista Lelo Zaneti e o baterista [artist]Haroldo Ferretti[/artist] foram chamados para o show. A banda fez sua estréia em 5 de junho de 1991, e devido á final do Campeonato Paulista no mesmo dia, o público pagante foi 37 pessoas. Após o show, o grupo mudou seu nome para [artist]Skank[/artist], inspirado na música de [artist]Bob Marley[/artist], [track artist=Bob Marley]Easy skanking[/track], e começou a tocar regularmente na churrascaria belo-horizontina Mister Beef.

A proposta musical inicial era uma adaptação do dancehall jamaicano aos ritmos brasileiros. Esse formato de reggae eletrônico era uma natural evolução do tradicional reggae de raíz, popularizado por [artist]Peter Tosh[/artist], [artist]Bob Marley[/artist] e [artist]Jimmy Cliff[/artist].

O primeiro álbum do grupo, gravado de forma independente, foi lançado em 1992. Após 1,200 cópias das 3,000 iniciais serem vendidas, a [label]Sony Music[/label] decidiu assinar contrato com o [artist]Skank[/artist], e relançou o álbum em abril de 1993, Os singles [track artist=Skank]O Homem Que Sabia Demais[/track], [track artist=Skank]Tanto[/track] e [track artist=Skank]In(Dig)Nação[/track] levaram o grupo a mais de 120 concertos pelo [group]Brasil[/group], que resultaram na vendagem de 120 mil cópias do álbum de estréia.

O segundo álbum, [album artist=Skank]Calango[/album] lançado em 1994, inaugurou a parceria com o produtor paulista Dudu Marote. Se destacaram nas rádios as canções [track artist=Skank]É Proibido Fumar[/track], [track artist=Skank]Te Ver[/track], [track artist=Skank]Pacato Cidadão[/track], [track artist=Skank]Esmola[/track] e [track artist=Skank]Jackie Tequila[/track], resultando em 1 200 000 cópias vendidas do álbum.

[track artist=Skank]Garota Nacional[/track] foi o principal single de [album artist=Skank]O Samba Poconé[/album], álbum de 1996. Chegou a liderar as paradas na [group]Espanha[/group] e levou o grupo a digressionar por países como [group]Argentina[/group], [group]Chile[/group], [group]Estados Unidos[/group], [group]França[/group], [group]Alemanha[/group], [group]Itália[/group], [group]Suíça[/group] e [group]Portugal[/group]. O disco recebeu a participação do francês [artist]Manu Chao[/artist] em três canções - [track artist=Skank]Sem Terra[/track], [track artist=Skank]Los Pretos[/track] e [track artist=Skank]Zé Trindade[/track]. O álbum atingiu a marca de 1 800 000 cópias.

A [label]Sony Music[/label], em 1997, lançou a compilação [album artist=Skank]Soundtrack For a Century[/album] para comemorar o seu centenário, adicionando [track artist=Skank]Garota Nacional[/track], a única canção em língua portuguesa.

Em 1998 a [group]FIFA[/group] incluiu [track artist=Skank]É Uma Partida de Futebol[/track] no disco oficial da Copa do Mundo. No mesmo ano [artist]Samuel Rosa[/artist] inicia uma série de concertos com o cantor e compositor mineiro [artist]Lô Borges[/artist].

Em [album artist=Skank]Siderado[/album], mostrando amadurecimento e uma aproximação com o rock and roll, o grupo trabalhou com John Shaw (UB40) e [artist]Paul Ralphs[/artist]. [track artist=Skank]Reposta[/track], [track artist=Skank]Mandrake e os Cubanos[/track] e [track artist=Skank]Saideira[/track] se tornaram hits. O álbum foi lançado em julho de 1998, e mixado em Abbey Road, estúdio londrino consagrado pelos [artist]Beatles[/artist]; [artist]Daúde[/artist] e o grupo instrumental [artist]Uakti[/artist] foram os convidados especiais, e o álbum vendeu 750 mil cópias.

Em 1999 a banda participou de Outlandos D'Americas, um tributo de grupos sul americanos ao The Police gravando [track artist=Skank]Estare Prendido En Tus Dedos[/track], versão da canção [track artist=Skank]Wrapped Around Your Finger[/track].

[album artist=Skank]Maquinarama[/album], lançado em julho de 2000, teve a produção de Chico Neves e Tom Capone e vendeu 275 mil cópias. Os principais singles deste disco foram [track artist=Skank]Três Lados[/track], [track artist=Skank]Balada do Amor Inabalável[/track] e [track artist=Skank]Canção Nortuna[/track]. [album artist=Skank]Maquinarama[/album] é considerado um divisor de águas na carreira do grupo, que já não mais utilizou metais em suas gravações.

Em 2000, a banda era uma das atrações do Rock in Rio III que ocorreria no ano seguinte, mas desistiu junto com outros quatro grupos ([artist]Raimundos[/artist], [artist]Jota Quest[/artist], [artist]Charlie Brown Jr.[/artist] e [artist]Cidade Negra[/artist]) em protesto contra a exclusão de [artist]O Rappa[/artist].

Em 2001, com a parceria da [group]MTV Brasil[/group], o grupo grava na cidade de Ouro Preto o seu primeiro disco ao vivo. [album artist=Skank]MTV ao Vivo[/album] em Ouro Preto vendeu 600 mil cópias. A única canção inédita deste projeto, [track artist=SkankAcima do Sol][/track], liderou as paradas de rádio no país. No ano seguinte [artist]Samuel Rosa[/artist] participa em [track artist=Skank]É Proibido Fumar[/track] do [album artist=Roberto Carlos]Acústico MTV[/album] de [artist]Roberto Carlos[/artist].

[album artist=Skank]Cosmotron[/album], produzido pelo grupo e [artist]Tom Capone[/artist], foi lançado em julho de 2003 e vendeu 250 mil cópias. [track artist=Skank]Dois Rios[/track], [track artist=Skank]Vou Deixar[/track] e [track artist=Skank]Amores Imperfeitos[/track] foram as faixas que se destacaram. O álbum foi premiado no ano seguinte com o Grammy Latino de melhor gravação de rock.

[album artist=Skank]Radiola[/album], lançada em outubro de 2004, foi a primeira compilação do [artist]Skank[/artist]. A regravação de [track artist=Gilberto Gil]Vamos Fugir[/track] de [artist]Gilberto Gil[/artist] e [artist]Liminha[/artist] foi uma das quatro canções inéditas. [album artist=Skank]Radiola[/album] vendeu 200 mil discos. Assim como [track artist=Skank]Vou Deixar[/track], no ano anterior, [track artist=Skank]Vamos Fugir[/track] foi a canção com maior comercialização de ringtones em 2005.

Em março de 2006 a banda iniciou em Belo Horizonte as gravações de seu nono álbum, [album artist=Skank]Carrossel[/album], o sétimo com canções inéditas. O trabalho recebeu a produção de Chico Neves, produtor que atuou anteriormente em [album artist=Skank]Maquinarama[/album], e Carlos Eduardo Miranda, produtor do [album artist=O Rappa]Acústico MTV[/album] da banda [artist]O Rappa[/artist]. O álbum foi lançado em agosto do mesmo ano e emplacou os hits [track artist=Skank]Uma Canção é Pra Isso[/track], [track artist=Skank]Mil Acasos[/track] e [track artist=Skank]Seus Passos[/track]. No álbum são apresentadas novas parcerias - [artist]Arnaldo Antunes[/artist] e [artist]César Mauricio[/artist] que, além de ex-integrante do [artist]Virna Lisi[/artist], foi responsável pelo visual de [album artist=Skank]Siderado[/album].

Em outubro de 2006 a banda é o primeiro grupo brasileiro a ter um álbum lançado em formato digital. Um fabricante de telefones celulares, Sony Ericsson, lança um aparelho com o álbum [album artist=Skank]Carrossel[/album] completo e o videoclipe de [track artist=Skank]Uma Canção é Pra Isso[/track].

Em Abril de 2007, o [artist]Skank[/artist], também de forma pioneira, recebe o "Celular de Ouro", reconhecido pela APBD, pela vendagem de 61000 unidades do produto.

Em fevereiro de 2008 o grupo retoma a parceria com Dudu Marote e grava [track artist=Caetano Veloso]Beleza Pura[/track], de [artist]Caetano Veloso[/artist], para a abertura da novela com o mesmo nome.

Também em 2008 o grupo entra em estúdio para a gravação de seu novo álbum de inéditas, [album artist=Skank]Estandarte[/album]. O lançamento do álbum aconteceu no dia 15 de Setembro de 2008. A música [track artist=Skank]Ainda Gosto Dela (Part. Negra Li)[/track], que conta com a participação da cantora [artist]Negra Li[/artist], foi incluída na trilha da novela das seis da Globo Negócio da China e foi um hit.

Passados alguns meses, as músicas [track artist=Skank]Noites de Um Verão Qualquer[/track] e [track artist=Skank]Pára-Raio[/track] foram incluídas em novelas da Globo: Malhação e Caminho das Índias, e [track artist=Skank]Sutimente[/track] também foi bem nas paradas. A crítica gostou do álbum, com a revista Rolling Stone considerou um dos 25 melhores cds nacionais lançados em 2008 e a música [track artist=Skank]Chão[/track] uma das 25 melhores canções. As vendas, contudo, ficaram aquém das expectativas, e Estandarte se tornou o primeiro álbum da banda a não receber disco de ouro.

Em junho de 2010, o [artist]Skank[/artist] fez um show no Mineirão marcando a despedida do estádio antes das reformas para a Copa do Mundo de 2014. O show foi registrado em CD, DVD e Blu-ray,como [album artist=Skank]Multishow Ao Vivo[/album] - Skank no Mineirão. Também naquele ano foi lançada uma versão comemorativa dos 15 anos de [album artist=Skank]Calango[/album] com faixas bônus. Em 2011, O [album artist=Skank]Samba Poconé[/album] receberá o mesmo tratamento.

Nenhum comentário: