terça-feira, 3 de abril de 2012

Santo do dia - SANTO ISIDORO



Isidoro nasceu em 560, em Sevilha, numa família religiosa e santa. Foi assim também a vida que ele escolheu para figurar na História.

Seu pai, Severiano, era prefeito de Cartagena e comandava sua cidade dentro dos mais disciplinados preceitos católicos.

A mãe, Teodora, educou todos os filhos igualmente nas regras do cristianismo. Como fruto, colheu a alegria de ter quatro deles inscritos no rol dos santos: Isidoro, Fulgêncio, Leandro e Florentina. Isidoro, tornando-se arcebispo, sucedeu a seu irmão Leandro.

Ele começou a estudar a religião desde muito pequeno e nunca mais parou, até tornar-se doutor da Igreja. Formou-se em Sevilha, onde, além do latim, ainda aprendeu grego e hebraico, o que contribuiu muito para que trabalhasse na conversão dos arianos.

Depois, retirou-se para um convento, onde poderia praticar suas obrigações religiosas e também se dedicar intensamente aos estudos. Por seus profundos conhecimentos, presidiu o Concílio de Sevilha, em 619, e o Sétimo Concílio de Toledo, em 633.

Foi arcebispo durante trinta e seis anos.
Isidoro era tão dedicado à caridade que, nos últimos meses de sua vida, sua casa vivia cheia de mendigos e necessitados vinte e quatro horas por dia. Tendo a premonição de sua morte, dividiu seus bens com os pobres, recebeu pela última vez a eucaristia e, orando aos pés do altar, faleceu em 636.

Santo Isidoro, chamado Pai dos Concílios e considerado o grande mestre da escola da Idade Média, nos deixou a obra "Etimologia", uma verdadeira enciclopédia de 20 volumes com seus esclarecimentos e orientações

Nenhum comentário: