sábado, 14 de abril de 2012

Cachorros

Cachorros


Alfredo da Mota Menezes

O título aí de cima não é um xingamento a ninguém. É o animal mesmo. Encabula as ações desse bicho. Li não sei onde que ele se adaptou ao homem e não o contrário. Fala-se que ele está com a gente há uns 100 mil anos. Pinturas em cavernas os mostram há quase cinco mil anos com o homem. Sua utilidade é cada dia maior. Começo pela noticia mais recente.
No Japão um cão identifica o câncer do intestino de uma pessoa no seu início. É difícil o diagnóstico desse mal no estágio inicial. Pelo cheiro que sai do diagnosticado e através das fezes o cão acerta algo como 95% dos "diagnósticos". Cães estão sendo treinados para detectar outros tipos de câncer no seu inicio. Dizem que o cão pode revolucionar os diagnósticos médicos em outras doenças também.
Cão já trabalha com gente que tem epilepsia. Ele é capaz de detectar que vem o ataque epiléptico muito antes que ocorra. Avisa a pessoa. Sei lá por que. Talvez por algum odor que sai de quem ele, digamos, cuida.
Uma cidade dos EUA é grande produtora de mel. Tem um fungo que ataca as colmeias, é difícil identificá-lo no seu inicio. Tem um cachorro que anda entre as caixas que produzem o mel e quando identifica uma com problema ele senta em frente. O diabo do cachorro acerta 98% das vezes. Salvou a economia local. Virou estátua na cidade.
Num país da África os fazendeiros entraram em guerra contra uma espécie de leopardo que comia seu gado. Caminhava para a extinção aquele espécie de animal selvagem. Um cão da Turquia resolveu a situação. Ele nasce e é criado entre o gado dessa ou daquela fazenda.
Esse animal segue o gado para onde for. Quando aquele animal selvagem ataca um rebanho ele o enfrenta. Mas enfrenta para valer mesmo. Um documentário de televisão mostrou um desses embates. A atuação desse cão acabou ajudando na preservação daquele tipo de leopardo.
Na Austrália não se precisa mais dos cowboys. O cão toma conta do gado (e das ovelhas também). Um só é capaz de fazer o serviço de alguns peões. É impressionante a atuação do animal. Ele é capaz de levar sozinho um rebanho para o curral sem deixar escapar nenhum.
Dei uma olhada na internet sobre esse animal. Num só lugar que escreve sobre eles estavam citados 179 livros e artigos. Tipo assim, o cão na arte, sua história e evolução, como foi domesticado, genética, nas Idades Antigas e Médias, na Renascença, na pré-história, na medicina, no combate às drogas. Dizem que os estudos a respeito de suas qualidades estão apenas começando. Devem vir mais descobertas úteis ao ser humano.
Alfredo da Mota Menezes escreve em A Gazeta. E-mail: pox@terra.com.br; site: www.alfredomenezes.com

Nenhum comentário: