sábado, 28 de abril de 2012

FALTA DE CHUVAS CAUSA GRAVES PROBLEMAS A 738 MUNICÍPIOS NO NORDESTE




A seca tem preocupado os agricultores do Nordeste, mas que este ano a situação piorou.
Em boa parte do Nordeste, tem chovido menos que a média histórica para o período. Isso acontece por causa do La Niña, que diminui a quantidade de chuva na região. 
Outro fator que contribuiu para a estiagem foi à concentração da umidade do ar entre o Sudeste e a Amazônia, fenômeno que ocorreu diversas vezes este ano, inclusive nos últimos dias. 
Na área que vai do norte da Bahia ao norte do Maranhão não chove há pelo menos 30 dias. Na área que compreende uma faixa da Bahia, do Piauí e a região central do Maranhão, não há registro de chuva no mínimo há 15 dias. Não choveu na última semana na área que pega o sul e o oeste da Bahia, o sul do Piauí e uma pequena área do Maranhão. 
Em alguns municípios, o período de estiagem é bastante longo. Em Apodí, no Rio Grande do Norte, não chove significativamente há 44 dias. Em Campos Sales, no Ceará, e em Alagoinhas, Bahia, já são 36 dias sem chuva. 
Setecentos e trinta e oito municípios do Nordeste estão enfrentando graves problemas por causa da seca. São comunidades que pediram ajuda da Operação Carro-Pipa, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. Na zona rural de Campina Grande, no agreste da Paraíba, a água que os moradores usam para beber só chega graças a esse serviço. A que ainda resta nos açudes, não serve mais para o consumo. 
Em cima da carroça o estudante Jefferson Arthur, de dez anos, leva os dois irmãos pequenos para buscar água no chafariz. “Enche o balde, leva para casa e descarrega”, contou. 
Eles moram no Sítio Estreito, na zona rural de Campina Grande, no agreste da Paraíba. A falta de chuva prejudicou as lavouras. Falta também comida para os animais. A comunidade estava sem abastecimento há três meses e a operação pipa só voltou a funcionar esta semana.
Cinqüenta dos 121 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas estão com menos de 50% da capacidade. O pouco que resta nem sempre serve para o consumo. 
“É salgada demais. Nem os bichos querem beber”, disse o agricultor Edilson José. 
Cento e quarenta e dois municípios da Paraíba decretaram situação de emergência por causa da seca.
Fonte: http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-343339,00.html
Blog NOSSO POVO Gildeval & Ricardo

Nenhum comentário: