sábado, 7 de abril de 2012

Campanha da Fraternidade é lembrada na missa da Ceia do Senhor



Fiéis lotam Catedral para assistir à missa da Ceia do Senhor. Na missa conhecida pelo ato do Lava-pés, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, lavou, enxugou e beijou os pés dos fiéis, todos profissionais de saúde.
Com um gesto de fé e devoção, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, arregaçou as mangas de sua batina ao encontro de 12 fiéis. Abaixou-se e, de joelhos, lavou os pés daqueles que estavam a sua espera. Não só lavou, como enxugou e beijou todos eles. Era a Missa da Ceia do Senhor, que aconteceu na noite de ontem, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, e reuniu centenas de fiéis. A missa relembrava a ceia de Jesus com seus discípulos e foi marcada com o momento do lava-pés.

As 12 pessoas que participaram do ato simbólico fazem menção aos 12 apóstolos que tiveram os pés lavados por Jesus. Elas foram escolhidas de acordo com a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e saúde pública” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O lava-pés foi realizado pelo arcebispo da Capital como símbolo de humildade e serviço.

“Esse gesto é profundo. Não é só o de lavar o pé, Ele veio purificar todas as pessoas”, detalhava o arcebispo em sua homilia. Dom José Antônio também explicou o significado de lavar os pés. “Não olhar os pecados dos outros, mas amar em qualquer condição”, disse.

A missa de ontem também foi marcada pela Transladação do Santíssimo Sacramento, na qual o sacerdote retirou o Cibório do Sacrário e o conduziu até um local de reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada. As toalhas do altar e as cruzes da igreja também foram retiradas.

Saúde

Entre os que tiveram os pés lavados estava o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele participou do momento mais esperado da missa junto com demais pessoas da área da saúde do Estado. “Foi uma emoção diferente, principalmente para quem é católico como eu sou”, afirmou o secretário.

Ele ainda explicou a importância do ato, dizendo que tem a ver com a dignidade humana. “A valorização da dignidade e do serviço tem muito a ver com o papel da saúde pelo mundo, que deve atender a todos que necessitam com dignidade, independente da sua condição humana. Esse exemplo de Jesus deve ser seguido por todas as pessoas do mundo”, argumentou.

Em relação à Campanha da Fraternidade, o secretário Arruda Bastos qualificou o tema da campanha como “muito bem escolhido”. Segundo ele, é muito bom que a sociedade discuta gestão pública. “A população tem que reivindicar melhorias”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Com início na quinta-feira com a benção dos óleos utilizados no batismo, crisma e benção de enfermos, a Tríduo Pascal é um conjunto de três dias celebrado no Cristianismo, composto pela Quinta e Sexta-Feira Santa, Vigília Pascal, véspera do Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa.
Fonte- Jornal O Povo do dia 06/04/2012.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cid Gomes inaugura Caminhos de Assis percorrendo trajeto entre as estações e com missa na Basílica de Canindé


O governador Cid Gomes entregou nesta terça-feira (03) uma importante obra que vai garantir o conforto de quem chega a Canindé, no Sertão Central, em romaria. O Caminho de Assis, um percurso que se inicia em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e termina na Basílica de Canindé, no Sertão Central, conta com cinco estações para abrigar os devotos de São Francisco durante o trajeto até a cidade romeira. Para o Governador, que fez o percurso entre a primeira e segunda estação a pé, com 14,6 km de extensão, a obra além do conforto, vai permitir o incremento no números de visitantes na cidade. “Canindé não podia ficar como centro de romaria só no dia 04 de outubro. Essas estações vão Assis03motivar os romeiros a visitarem no dia 04 de todo mês”, destacou.

Na ocasião, o Governador entregou a um morador da localidade de Ladeira Grande, onde fica a primeira estação, uma chave simbólica do local. “Quero que esse espaço seja da comunidade”, enfatizou. Além de Ladeira Grande, as outras quatros estações ficam nas comunidades de Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade. Ao todo, são 136,43 quilômetros percorridos pelos romeiros até chegar a cidade de São Francisco.

O Governado do Estado, através da Secretaria do Turismo, investiu mais de R$ 1,5 milhão nas obras do Caminhos de Assis. Todas as estações contam com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual, dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro. “Esses espaços vão abrigar as pessoas que ficavam nas estradas. A cidade também vai receber mais romeiros, e isso significa mais renda para a população”, destacou o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

O Caminho de Assis tem como marco inicial a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, passando por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Assis08Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica. A inauguração aconteceu com caminhada também percorrida pelo vice-Governador, Domingos Filho; pelos secretários estaduais Bismarck Maia, Arialdo Pinho (Casa Civil), Arruda Bastos (Saúde), Mauro Filho (Fazenda), Gony Arruda (Esporte), Adail Fontenele (Infraestrutura), João Melo (Corregedor Geral), Evandro Leitão (Trabalho e Desenvolvimento Social), Francisco Bezerra (Segurança), pelo superintende do DAE, Quintino Vieira; pelo presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, pelos deputados Lucílvio Girão, Delegado Cavalcante e Neném Loiola; pelo prefeito de Maranguape, George Valentim; e por autoridades da Região.

Nesta quarta-feira (04), o Governador e sua comitiva assistiram à Missa na Basílica de Canindé. Em seguida Cid Gomes se reuniu com o pároco da Basílica, Frei Hamilton, para conhecer demandas da cidade. Durante o encontro ele acertou os detalhes do repasse de recursos para o Hospital Polo de Canindé; o tombamento da Basílica com melhorias nos afrescos e som da Igreja; a titulação do Selo Cultura de Canindé, e apoio durante o festejo de comemoração a Coroação de Nossa Senhora, que este ano acontece no 26 de maio.

Fonte:Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário: