terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Datas comemorativas


22 de Fevereiro - Dia da Criação do Ibama


DIA DA CRIAÇÃO DO IBAMA

Dia da Criação do Ibama
No dia 22 de fevereiro de 1989 foi criado o IBAMA.  Você sabe para que este órgão foi criado?

O Brasil é o país que possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, como por exemplo, possui mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, mantendo o primeiro lugar em biodiversidade vegetal, além de possuir também as maiores reservas de água doce do mundo. Nossa tão conhecida Floresta Amazônica recobre quase metade de todo o território do nosso país, estendendo-se pela Amazônia e partes das regiões centro-oeste e nordeste. Sendo assim, a Floresta Amazônica constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo.

Foi com o agravamento das dificuldades na área ambiental em 1970, que fez com que o poder público começasse a ter uma visão mais consciente sobre os problemas relacionados ao meio ambiente.

Em 1989 criou-se o IBAMA. A formação deu-se pela fusão de quatro entidades ambientais: Secretaria do Meio Ambiente, Superintendência da Borracha, Superintendência da Pesca e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. E a partir de 1990, vinculou-se à Secretaria do Meio Ambiente.

Sua principal função é preservar toda a riqueza ambiental do nosso país, ou seja, a fauna e a flora. É também responsável por fiscalizar e controlar a devastação dos recursos naturais do nosso país, e conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são vitais para que as futuras gerações possam continuar a habitar o nosso planeta.

Não deixe de conferir nossos especiais relacionados a esta importante data:

Nenhum comentário: