sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DEU NO ICO É NOTICIA

Infância e Patrimônio: "Construindo Icó" deverá ser lançado em março

Com o objetivo de incentivar a educação patrimonial, a Fundação Demócrito Rocha [FDR] lançará, no mês de março, em Icó, o livro "Construindo Icó - Ensino Fundamental".

O livro, editado pela FDR, faz parte da coleção Infância e Patrimônio, que irá levar aos estudantes dos municípios de Sobral, Viçosa do Ceará, Icó, Aracati e Quixadá livros didáticos sobre a história e geografia desses locais.

Os livros não serão vendidos, mas repassados ao IPHAN que distribuirá nas escolas públicas junto com a Secretaria de Educação [Seduc]. Lídia Noemia Santos e Patrícia Pereira Xavier assinam a publicação.

Sobral foi a primeira cidade a receber um título da coleção, lançada no dia 31 de janeiro último. Logo após, foi a vez de Viçosa conhecer o livro "Construindo Viçosa do Ceará". Destinada aos alunos do Ensino Fundamental I, a coleção vai levar aos moradores das cidades fatos aspectos importantes da história e da geografia de cada lugar, sempre focando na educação patrimonial.

“O Ceará tem cinco municípios com sítios históricos tombados nacionalmente pelo Iphan e apesar de ser um fato relevante, não existia nenhuma publicidade sobre isso dentro do Estado e, principalmente, entre os moradores dos municípios”, descreve a historiadora e coordenadora pedagógica da coleção, Lídia Noêmia Santos.

Segundo ela, o objetivo é fazer com que as crianças tomem ciência da importância do município em relação ao patrimônio histórico e passem a cuidar dele. “Os livros tratam de variados temas, mas sempre dando o enfoque para o patrimônio para que a criança saiba que, por onde ela passa, pelos casarões e prédios históricos, ela pode aprender sobre a história do seu município”, destaca. O conteúdo, acrescenta, será trabalhado paralelamente ao material didático já adotado pelas escolas de cada município. Para o Iphan, a coleção é importante por funcionar como um formador de multiplicadores.

“É mais fácil se fazer entender por uma criança porque ela já vai tendo aquilo como um conhecimento rotineiro. A expectativa é de que elas vão nos auxiliar na consciência de valorizar a cidade”, diz a superintendente do órgão no Ceará, Juçara Peixoto. “Daqui a alguns anos, esperamos que elas tenham outra relação com a cidade que estão vivendo”.

Para compor o material, uma equipe de pesquisadores mergulhou na história de cada cidade, visitando prédios históricos, consultando bibliotecas, moradores locais e documentos antigos. A construção coletiva resultou em uma fonte de conhecimento local.

* Com informações do O Povo Online e Fundação Demócrito Rocha

Nenhum comentário: