quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Preconceito sexual

Quinta 16 de Outubro 2008 em 22:13
Preconceito é um juízo manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.

O preconceito sexual é discriminar alguém pela sua orientação sexual. Homossexuais e bissexuais são agredidos por não serem "iguais" às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientação sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem. A sexualidade de uma pessoa não é uma "opção sexual", a maneira como ela irá desenvolver o seu desejo sexual depende de vários fatores (ainda discutidos pela psicologia).

Hoje em dia fala-se muito no casamento entre os homossexuais o que é um assunto ainda muito discutido pois as opiniões das pessoas sobre este tema são diversas. Há pessoas que acham bem que os homossexuais se casem pois são pessoas iguais as outras e têm os mesmo direitos, pois não devem ser criticados pela orientação sexual que escolheram. Outras dizem que tudo bem até se podem "casar" mas não lhe chamem casamento, pois o casamento foi concedido para união de duas pessoas de sexo oposto. E ainda há aqueles que dizem que o homem foi feito para a mulher e a mulher para o homem, e que as pessoas do mesmo sexo não se devem unir de maneira nenhuma pois vai contra os principios da sociedade e da natureza(o que na minha opinão não está certo pois as pessoas são livres de escolher aquilo que querem para poderem ser felizes e se sentirem realizadas).

Outro tema muito discutido na actualidade é a adoção por casais homossexuais. A pergunta que se faz é se "os homossexuais devem ter o direito a adoptar?". Nesta questão as opinões tambem se dividem, uns dizem que sim, pois como na questão anteior os homossexuais devem ter os mesmo direitos que as outras pessoas, mas neste caso penso que este argumento é fraco pois não depende só de ter direitos iguais, mas também a forma como as crianças adoptadas iram reagir ao facto de que os pais são homossexuais e o porquê de não terem uma familia igual as outras.

Bem pessoal espero que comentem e digam a vossa opinão em relação a este assunto.

Nenhum comentário: