quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HISTÓRICO E EDIÇÕES ANTERIORES


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. No Brasil, uma das atividades que promovem a cultura nacional e, ao mesmo tempo, favorecem o crescimento da economia, é o artesanato. O SEBRAE tem se destacado como grande apoiador do segmento, contribuindo para o aumento da competitividade do artesanato brasileiro, incentivando o desenvolvimento do setor por meio de capacitações, ações de mercado, intervenções de design, consultorias de gestão e processo, atividades de promoção da cultura associativa, entre outros.
O Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato é promovido pelo SEBRAE e tem como objetivo destacar as 100 unidades produtivas mais competitivas do país, reconhecendo e incentivando o trabalho dos artesãos brasileiros.
Na primeira edição do Prêmio, realizada em 2006, participaram mais de 500 unidades produtivas ligadas ao artesanato. Na segunda edição este número saltou para 1.025 unidades dos 27 estados da federação demonstrando o interesse que este prêmio desperta.
Na fase inicial os candidatos preenchem um questionário de auto-avaliação. As que obtêm melhor pontuação passarão para a fase seguinte, onde um júri composto por cinco especialistas em artesanato, sem vínculo com nenhuma das unidades competidoras, seleciona os vencedores com base em 11 (onze) critérios:
I – grau de inovação dos produtos;
II – adequação econômica;
III – adequação ergonômica dos postos de trabalho;
IV – adequação ambiental;
V – eficiência produtiva;
VI – adequação cultural;
VII – embalagem;
VIII – qualidade percebida - valor intangível;
IX – práticas comerciais;
X – responsabilidade social;
XI – gestão estratégica.

Os vencedores das edições anteriores do Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato desfrutaram os benefícios de estarem entre os melhores do Brasil, tendo participado de rodadas de negócios, feiras e exposições. Sua produção inserida em um catálogo, distribuído entre compradores do Brasil e do exterior, contribuiu para impulsionar as vendas e dar maior visibilidade a estas unidades.

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