terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Icó realiza Campanha de Doação de Sangue nesta quarta [15]

Mais uma oportunidade de ajudar o outro, através de uma doação que fará a diferença. Seguindo esta ideia, os icoenses tem data marcada para doar sangue.

Na próxima quarta-feira [15], entre 8h e 15h, a população local está convidada a participar da coleta externa que será realizada na Faculdade Vale do Salgado [FVS], no Centro de Icó.

A campanha é promovida pela Secretaria de Saúde, através de Júnior Araújo, e com apoio da FVS e do LEO Clube de Icó.

A captação será realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará [Hemoce] Regional de Iguatu, que já realizou em dezembro último uma captação no município durante o I Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro.

AJUDE NO CARNAVAL - A Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde lançou um alerta sobre a queda nos estoques de sangue durante o período do carnaval. Segundo o Ministério, os hemocentros em todo o país chegam a registrar uma diminuição de 25%, em média, nas doações, já que muitas pessoas viajam nesta época do ano.

O Carnaval é um dos períodos em que as transfusões são mais necessárias, em razão do número de acidentes de trânsito e de ocorrências de violência, muitas vezes provocadas por excesso no consumo de álcool.


PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:

- Estar bem de saúde.
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal.
- Ter mais de 50kg.
- Estar bem alimentado.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Atenção!
Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.
Tags: , , ,

Nenhum comentário: