sexta-feira, 16 de março de 2012

Bento XVI visitará Líbano de 14 a 16 de setembro

Correio de Pernambuco
Bento XVI visitará o Líbano de 14 e 16 de setembro com uma mensagem de paz e unidade para os cristãos do Oriente, assegurou o chefe da Igreja Greco Melquita e patriarca Gregorio III Laham à agência de informação religiosa I.MEDIA.

´O Papa vem para reforçar os cristãos, para que estejam unidos (...)´, declarou o patriarca sírio, que foi recebido na quinta-feira por Bento XVI.

Bento XVI, afirmou monsenhor Laham, será também ´um mensageiro de paz no Oriente Médio´, quando a região é atingida pelo violento conflito interno na Síria e a disputa palestino-israelense continua sem solução.

Laham, que confirmou desta forma um projeto evocado em várias ocasiões pelo Vaticano, explicou que será o primeiro a receber Bento XVI no dia 14 de dezembro na basílica São Paulo de Harissa, que se encontra acima da cidade costeira libanesa de Jounieh.

O Sumo Pontífice se reunirá com jovens, religiosos e com as pessoas consagradas. Além de reuniões com as autoridades políticas, o Papa também se encontrará com líderes religiosos não cristãos, e visitará em breve algumas igrejas cristãs.

No dia 16 de setembro, Bento XVI realizará uma missa na qual entregará ´uma exortação apostólica´ fruto dos trabalhos do Sínodo de Bispos de outubro de 2010, dedicado à situação dos cristãos do Oriente Médio.

O patriarca, cujo título completo é ´Sua Beatitute Gregorio III Laham, patriarca greco melquita católico de Antioquia, de Jerusalém, de Alexandria e de todo o oriente´, que reside em Damasco, está à frente da segunda comunidade católica do Oriente (1,3 milhão de pessoas no mundo, das quais 700 mil no Oriente, principalmente na Síria, Líbano, Jordânia e Palestina).

Os melquitas são cristãos orientais de rito bizantino ligados a Roma desde 1724.

Esta viagem será a segunda de Bento XVI na região, após a visita histórica que realizou em maio de 2009 à Jordânia, Israel e aos territórios ocupados.

Nenhum comentário: