quarta-feira, 7 de março de 2012

DEU NO ICO É NOTICIA

"Construindo o Icó" é entregue à Educação icoense

Na noite da última segunda-feira [5], a Fundação Demócrito Rocha [FDR] entregou, de forma simbólica, o livro "Construindo o Icó".

A obra faz parte da Coleção Infância e Patrimônio, destinada aos municípios históricos do Ceará [Aracati, Icó, Sobral, Quixadá e Viçosa do Ceará].
Um bom público esteve presente durante a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito de Icó, Charles Peixoto; representante das Edições Demócrito Rocha, Regina Ribeiro; chefe da Divisão Técnica do Iphan-CE, Ramiro Teles; Secretário de Educação, Getúlio Oliveira; e Secretário da Cultura, Jequélia Alcântara;

Também presente na solenidade, o pesquisador da História de Icó, Atino Afonso, recebeu uma homenagem pelo seu trabalho historiográfico sobre o Icó e divulgação da memória do Município, através dos meios de comunicação e aos turistas. Foi notado, entretanto, a ausência do gestor do Município, Marcos Nunes.

PROJETO - A publicação foi financiada pelo Governo Federal através do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], sendo editado pela Fundação Demócrito Rocha e escrito por Lídia Noêmia Santos e Patrícia Pereira Xavier.

Segundo a historiadora e coordenadora pedagógica da coleção, Lídia Noêmia Santos, o objetivo é fazer com que as crianças tomem ciência da importância do município em relação ao patrimônio histórico e passem a cuidar dele.

“Os livros tratam de variados temas, mas sempre dando o enfoque para o patrimônio para que a criança saiba que, por onde ela passa, pelos casarões e prédios históricos, ela pode aprender sobre a história do seu município”, ressalta. O conteúdo, acrescenta, será trabalhado paralelamente ao material didático já adotado pelas escolas do município.

Para compor o material, uma equipe de pesquisadores mergulhou na história de cada cidade, visitando prédios históricos, consultando bibliotecas, moradores locais e documentos antigos. A construção coletiva resultou em uma fonte de conhecimento local.


* Com informações do O Povo Online, Fundação Demócrito Rocha e blog Icó Cultural
Tags: , ,

Nenhum comentário: