sexta-feira, 30 de março de 2012

DEU NO BLOG DO VALTAIRE XAVIER

Vereador é cassado em Icó (CE). Veja detalhes!

O que já era esperado, se concretizou. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Ceará cassou o mandato do vereador do município de Icó, Evandro Juvino (PSD). A votação da Corte aconteceu, na última terça-feira (27), em Fortaleza. Com setes votos e por unanimidade, o edil icoense deixará uma das dez cadeiras da Câmara Municipal.

De acordo com o juiz federal João Luis Nogueira Mathias, Evandro Junivo jamais poderia ter exercido o mandato de vereador. Disso todo mundo em Icó já sabia. Mas por que assumiu? Porque sempre existe uma "brecha" no Direito, principalmente, no Direito Eleitoral. Pode crer!

Por sua vez, como é de costume e pela Lei ser flexível, o parlamentar Evandro Juvino entrará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para tentar a todo custo se manter no cargo. Vale salientar que o vereador já se encontra inelegível para a eleição 2012 por ter sido condenado por órgão colegiado.

Resta agora esperar o desenrolar deste caso e ver se realmente o que vai prevalecer é a Lei ou a impunidade eleitoral.

Vale lembrar aqui que o vereador Evandro Juvino é aquele mesmo em que foi envolvido em diversos escândalos de corrupção praticada na gestão do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), entre 2005 e 2008. Na ocasião, o parlamentar cassado exercia também o mandato de presidente da Câmara Municipal de Icó. Teve o seu nome envolvido ainda em supostas irregularidades na obra até hoje não concluída da creche que fica localizada no bairro BNH. Faltou verbas e ninguém sabe onde foi parar aquele "dinheirão" todo com contrapartida do governo federal. E detalhe: desde 2008, o empreendimento ainda não foi entregue para a população.

Enfim, o primeiro suplente de vereador José de Creusa poderá a qualquer momento assumir a titularidade na CMI, que é sua por direito, desde janeiro de 2009. Vamos esperar os próximos episódios da novela "Evandro Juvino".

Em tempo: Mesmo sem ser candidato em 2012, Evandro Juvino é, sem dúvidas, um "mal que todo mundo quer tê-lo por perto". Ou seja, é um mal necessário em qualquer coligação. Vale frisar que o parlamentar cassado sempre foi bem votado na região de dois importantes distritos icoenses: Lima Campos e Cascudo. O seu pai foi vereador no passado e hoje o seu filho ocupa a sua cadeira desde a década de 1990. Será que avista-se para este ano o neto de Zé de Juvino como postulante a vereador? Dê o seu palpite!

Nenhum comentário: